Catálogo de produtos da agroindústria familiar promete expandir mercado

 

P_20190830_100500_vHDR_On A União de Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Estado do Rio de Janeiro (UNACOOP) lançou, no dia 30 de agosto, seu primeiro catálogo com produtos da agroindústria familiar das associações e cooperativas desta entidade. O lançamento aconteceu durante a Feira da Agricultura Familiar do Pavilhão 30, na CEASA-RJ.

Além de toda a equipe da UNACOOP, também estavam presentes nesta ocasião, a presidente da CEASA, Bianca de Carvalho, secretários de agricultura de oito municípios da região norte fluminense, representantes da Assessoria e Planejamento para o Desenvolvimento (ASPLANDE), e ainda o prefeito de Varre-Sai, Silvestre Gorini.

Para Margarete Teixeira, gerente geral da UNACOOP, a ideia de produzir este catálogo surgiu da necessidade de apresentar nossos produtos de forma mais massiva. “Também fomos procurados por uma instituição de ensino público de São Paulo interessada em conhecer nossos produtos, com pretensão de firmarmos parceria. Este também foi um grande incentivo para esta iniciativa”, explicou Margarete.

A gerente geral disse ainda que o próximo passo será a criação de um catálogo de hortifrutis. “Agora vamos produzir um material mostrando toda nossa variedade de folhosas, nossos legumes, frutas, cereais, dentre outros. Com esses dois materiais impressos, pretendemos ampliar nossos mercados consumidores. De posse dos catálogos, também teremos possibilidade de apresentar o que nossa agricultura familiar produz para empresários e ONGs a fim de buscarmos novas parcerias que impulsionem a produção familiar no estado do Rio de Janeiro”.

FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR SE CONSOLIDA NA CEASA

O Pavilhão 30, sob administração da UNACOOP, realizou mais uma grande Feira da Agricultura Familiar, no último dia 30 de agosto. O evento contou com a presença de 25 expositores de produtos da agricultura familiar de municípios como Paracambi, Paty do Alferes, Varre-Sai, Duque de Caxias, Rio Claro, Rio de Janeiro, Mesquita, Mangaratiba, Paraty (Aldeia Rio Pequeno), Angra dos Reis (Aldeia Sapukai), Cachoeira de Macacu, dentre outros.

Logo após a visitação da feira, secretários de agricultura do norte fluminense participaram de uma reunião com a presidência da CEASA e com a gerência geral da UNACOOP para estreitar as relações entre as cadeias produtivas daquela região. Foram tratados assuntos como a comercialização da produção do norte do Rio, e ainda sobre programas de auxílio à produção familiar como PNAE e PAA.

A partir deste mês de setembro, a Feira da Agricultura Familiar do Pavilhão 30 passa a acontecer na segunda sexta-feira de cada mês e com parcerias. “A feira terá o apoio do estado, através da EMATER e da CEASA. Receberemos um apoio logístico, de maneira a inserir todas as regiões do estado na feira da agricultura familiar do Pavilhão 30, em sistema de rodízio, com a disponibilização de transporte para os grupos produtivos. Todo mês teremos a comercialização de produtos orgânicos, processados, artesanato e muito mais”, revelou Margarete Teixeira.

A gerente geral da UNACOOP explicou ainda esta mudança no período de realização da feira foi necessária, em virtude da dificuldade de deslocamento dos produtores familiares, principalmente daqueles que moram mais distante da capital, a exemplo de agricultores das regiões serrana, norte e noroeste fluminense. A cada mês, haverá uma atração cultural que vai garantir a animação do evento.
Cronograma das próximas feiras:

MÊS DATA
OUTUBRO 11
NOVEMBRO 08
DEZEMBRO 13

UNACOOP ATENDE 15 MIL FAMÍLIAS RURAIS

A União das Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Estado do Rio de Janeiro (UNACOOP) tem, por missão, garantir melhores condições de vida para suas associadas fomentando o desenvolvimento e o fortalecimento das organizações locais, oferecendo justos canais de comercialização da produção procedente da agricultura familiar fluminense.

Atualmente, a entidade conta com 154 organizações filiadas entre associações e cooperativas de agricultores familiares locais, incluindo comunidades quilombolas, indígenas com artesanatos e produtores de peixe artesanal. Tudo isso, distribuído em 75 municípios do estado do Rio de Janeiro, beneficiando cerca de 15 mil famílias rurais.

Por Larissa Machado

[vgallery link=”file” ids=”4418,4426,4425,4424,4423,4422,4421,4417″]

Confira mais noticias sobre a UNACOOP