Pacova

Cooperativa de Produtores Rurais de Paraty – Pacova

 Pacova Pacova 2 Pacova 3 Pacova 4

Criada em 28 de Dezembro de 2009 com o objetivo de viabilizar a comercialização dos agricultores do Assentamento INCRA de Barra Grande e Taquari associados a Associação de Produtores Moradores de Barra Grande, tem papel fundamental no desenvolvimento da comunidade. PACOVA ( banana na linguagem Indígena).

Anteriormente os trabalhos desenvolvidos no assentamento eram apoiados principalmente pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paraty em parceria com o INCRA. Os trabalhos eram e ainda são voluntários a diferença é que na época da fundação do assentamento se focava muito nas questões de regularização da terra e nas comunidades surgiam os grandes mentores com missões de estímulo e de permanência na terra e foi nesta que uma agricultora se tornou destaque num trabalho que fazia em sua residência com apoio de alguns amigos , de ensinamentos para crianças sobre informática( história pode ser lida no blog PACOVA).

A convite do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município esta agricultora passou a fazer parte da cooperativa e juntos associação de produtores,cooperativa e sindicato buscam apoios e realizam parceria com INCRA que dá termo de cessão do espaço sede da cooperativa ao Sindicato, em parceria com FURNAS criam oficialmente um TELECENTRO e reformam o galpão para Fábrica de Bananadas. Com apoio do MDA / Programa ARCA DAS LETRAS implantam a biblioteca comunitária, com apoio da UNACOOP são inseridos no PAA/CONAB/MDS/MDA, ainda em parceria com a UNACOOP com apoio da EMATER-RIO pois, 100% de seu quadro social é Agricultor Familiar com DAP, recebem a DAP JURÍDICA, para participarem do PNAE – Programa de Alimentação Escolar Lei 11.947.

Principais Produtos

  • Banana prata
  • Bananada natural

Veja outras associadas