UNACOOP fala para 10 países sobre PNAE em Fórum Latino Americano

4
A União das Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Estado do Rio de Janeiro (UNACOOP) participou, na tarde desta quinta-feira (30), de uma mesa redonda como parte do 1º Fórum Regional das Cidades Latino-Americanas Signatárias do Pacto de Milão sobre Política de Alimentação, promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

A gerente geral da entidade, Margarete Teixeira, falou para representantes de 10 países da América Latina e Caribe sobre as ações da UNACOOP sobre o fornecimento de alimento, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Abordou temas como chamada pública, logística de entrega dos produtos nas escolas, dentre outros.

“Foi um momento apoiado pela Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de trocar experiências vivenciadas no PNAE e sua forma de organização. Na ocasião, falei sobre as dificuldades e desafios para atender a prefeitura do Rio de Janeiro. O público participou perguntando sobre vários aspectos, dentre eles, impostos. Tratei ainda sobre o desconto que o PAA está realizando do Pis Confins; o que foi uma surpresa para os representantes do FNDE, quando afirmaram que não pode ser cobrado dos agricultores”, enfatizou Margarete Teixeira.

Margarete disse ainda que a UNACOOP, bem como outras organizações da agricultura familiar, fazem, acima de tudo, um papel social; e que fica muito difícil cobrar impostos destas organizações, uma vez que não existe lucro. “O que existe são taxas de ressarcimento para as despesas dos associados. Outro ponto é que as organizações cumprem um outro papel social, que é o de representar seus associados, viabilizando o escoamento da produção”, finalizou.
O evento, que encerra hoje (31), está acontecendo no Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR) e reune especialistas de Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Organização Mundial da Saúde (OMS) e Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT), além de representantes de cidades da América Latina e da Europa, de iniciativas brasileiras e do Poder Executivo.

PACTO DE MILÃO:
O Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana foi assinado em outubro de 2015 na cidade italiana que dá nome ao documento e representa um dos legados mais importantes da EXPO 2015, evento mundial cujo tema foi “Nutrir o Planeta, Energia para Vida”.

Este Pacto reconhece o esforço das cidades para contribuir com o tema da segurança alimentar e nutricional, integrando o equilíbrio entre a produção urbana e rural em prol de sistemas mais sustentáveis, que atendam as necessidades de consumidores e produtores.

Autoria: Larissa Machado

Confira mais noticias sobre a UNACOOP