UNACOOP realiza Assembleia Geral e produtores lutam por aumento no PAA

A União das Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Estado do Rio de Janeiro (UNACOOP) vai realizar, na próxima quinta-feira (28), uma Assembleia Geral Ordinária, a partir das 10h, no auditório da Ceasa, bairro Irajá. Na ocasião será feita a prestação de contas de 2018 de programas como Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além de novos contratos já assinados para este ano.

Vai acontecer ainda a eleição para nova diretoria da UNACOOP que conta, atualmente, com 154 organizações de produtores de 75 municípios do Rio de Janeiro, totalizando 13 mil famílias parceiras dentre assentados, quilombolas, piscicultores e agricultores familiares. Os maiores ofertantes de produção ficam na região serrana e noroeste do estado.

Durante o evento, autoridades públicas e fundadores desta entidade serão homenageados. Para a gerente geral da UNACOOP, Margarete Carvalho, é de suma importância reconhecer quem foi parceiro nos momentos de conquistas, mas também nos de luta. “Estamos comemorando 25 anos da UNACOOP e 30 anos do Pavilhão 30 e todas as conquistas adquiridas ao longo deste tempo são, igualmente, divididas com os nossos parceiros, que estavam conosco mesmo nos momentos de intempéries”, enfatizou a gerente geral da entidade.

Margarete Carvalho disse ainda que a Assembleia é um momento de centrar objetivos de luta. “Os agricultores familiares estão lutando para que o recurso do PAA para o Rio de Janeiro aumente. Precisamos de emendas parlamentares para aumentar este recurso, porque os produtores já estão sendo prejudicados por isso”, afirmou.

O coordenador de arrecadação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR – Rio), Marcos André Ravizzini, vai ministrar uma palestra sobre Rastreabilidade Vegetal e eSocial, durante a Assembleia, visando alertar os produtores para a importância de aderirem às duas ações. Representantes da CONAB – Rio também confirmaram presença.

Estão sendo esperadas para o evento, 300 pessoas, dentre associados e autoridades.

UNACOOP

A UNACOOP completou este ano, 25 anos de apoio ao produtor rural, com foco na agricultura familiar. Dentre as ações desenvolvidas por esta cooperativa está a assessoria aos agricultores familiares na comercialização de sua produção; mobilização, organização e capacitação de agricultores familiares, assentados e trabalhadores rurais e prestação de assistência técnica.

A entidade faz ainda a representação da agricultura familiar estadual em Conselhos, Câmaras e Núcleos Técnicos (municipais, estaduais e federais) em assuntos de interesse dos agricultores e manutenção e administração do Pavilhão 30, localizado na Ceasa.

Autoria: Larissa Machado

Confira mais noticias sobre a UNACOOP