4ª Conferência Missionária da IMB contou com apoio da UNACOOP

 A Igreja Metodista de Botafogo realizou, de 07 a 10 deste mês, a 4ª Conferência Missionária e teve como tema Eu+1= Amor. O evento teve como objetivo apresentar os projetos sociais executados e/ou apoiados por esta igreja e, desta forma, conseguir mais apoio e firmar novas parcerias visando a continuidade destas ações realizadas tanto em nível local, como regional, nacional e também internacional.

Cassius Rodrigo de Almeida Silva, membro da Igreja Metodista de Botafogo, participa da coordenação de juventude e do Ministério Ide por Cristo. “Trabalhamos sob a perspectiva da missão integral. É algo muito mais abrangente; como viver o amor de Jesus Cristo, através do serviço nas vidas das pessoas. Ofertamos à sociedade desassistida ações que trabalham tanto o campo espiritual, como o apoio profissional, por meio de palestras de empreendedorismo e execução de projetos sociais na nossa sede e em outras localidades. Ou seja, trabalhamos corpo, espírito e profissão, para que essas pessoas conheçam o Reino de Deus e tornem-se profissionais em condição de ter uma vida mais digna. Direcionamos nossas ações em necessidades diárias”, enfatizou Cassius Rodrigo.

A União de Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Estado do Rio de Janeiro (UNACOOP) foi apoiadora deste evento promovido pela IMB cedendo barracas, durante a conferência, para exposição de seus projetos. “Somos da agricultura familiar e temos uma relação muito próxima com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), cujo superintendente é Cassius Rodrigo. “Para nós da UNACOOP, essa parceria foi a primeira de muitas que virão. A IMB desenvolve um trabalho muito bonito, comovente, com uma proposta sensacional. Nossa entidade, mais uma vez, está agradecida pelo convite de parceria com a igreja que nos promoveu a oportunidade de contribuir para o fortalecimento da fé cristã”, enfatizou Margarete Teixeira, gerente geral da UNACOOP.

A IMB iniciou seu trabalho social com a Colônia de Férias Reino da Alegria, voltada para atender crianças do morro Dona Marta, bairro Botafogo. Porém, os membros da instituição religiosa viram a necessidade de fazer algo também pela família destas crianças, considerando que a família é a base para a criançada ter um futuro melhor. Foi quando as missões ampliaram seu campo de atuação passando a estar presentes também em outras regiões a exemplo do nordeste, para onde, uma vez por ano, um grupo de missionários, visita comunidades carentes, identifica gargalos e presta auxílio como a construção de barragens subterrâneas, de creches, escolas.

Sebastião de Jesus Castro é coordenador da área missionária da IMB, onde trabalha em prol do próximo há 11 anos. Ele afirmou que as missões começam a partir da identificação da necessidade de promover um desenvolvimento social e comunitário cristão. “Já tivemos a oportunidade de visitar e atuar em quase todos os estados do nordeste brasileiro sempre levando ação, juntamente com a palavra do Evangelho. E em tudo o que fazemos tentamos levar também a consciência ambiental, de saúde e educação de forma integrada. Vale ressaltar que, para nós, a visão é de Reino. Ou seja, não é a camisa Metodista, apenas; mas o Reino de Deus e as demais religiões cristãs”.

PROJETOS EXECUTADOS E/OU APOIADOS PELA IM BOTAFOGO:

-Rio de Janeiro

  • “Reino da Alegria”: Realizado na Comunidade Santa Marta, é voltado para crianças e seus familiares com o objetivo de alcançá-los apresentando uma educação cristã e ambiental, esportes, lazer, artes, cultura, ações sociais e muito mais.
  • Amor à Serviço da Vida: Tem como objetivo atender às necessidades de alimentação da Comunidade Santa Marta. Uma vez por mês, a igreja promove palestra com mensagens cristãs e de desenvolvimento social. Também oferece atendimento de medicina preventiva e a distribuição de 60 cestas básicas.
  • AMA (Mãos que ajudam): Presente em aldeias Guaranis do estado do Rio de Janeiro repassando as lições do Evangelho e levando para essas localidades, ensinamentos profissionais capazes de incrementar seus conhecimentos.

– Duque de Caxias (Jardim Gramacho)

  • Casa Semente: Apoio financeiro, por meio do Fundo Missionário, a esta entidade que atende crianças da Ong Casa Semente cultivando conhecimentos de solidariedade e religião.

– Rio Grande do Norte

  • Construção de barragens subterrâneas que captam água da chuva e, uma vez represadas, são utilizadas nos períodos de escassez de água.

-Ceará (Tauá)

  • Missão Plena Fortaleza: Apoio à revitalização da Igreja Metodista Central e atendimento à comunidade de Alto Alegre, localizada a 50km da capital.
  • Missão Sertão Tauá: Atua nos municípios cearenses de Tauá e Parambu revitalizando a igreja local, no desenvolvimento social e comunitário e ainda em ações para implantação do Discipulado.

 – Guiné Bissau

  • Jovens com uma Missão (JOCUM): Executado em Guiné Bissau com o apoio desta igreja e tem como foco a educação e o ensinamento da palavra de Deus, além do treinamento de novos missionários, na área da saúde com clínicas médicas.

NOVIDADE: MINISTÉRIO DA MADRUGADA

Implantado, recentemente, o Ministério da Madrugada surgiu do sonho de um dos integrantes da Célula de Homens que viveu, na pele, a fome, a solidão e a invisibilidade das ruas.

O projeto foi acolhido pela igreja e, hoje, acontece na última sexta-feira de cada mês com a distribuição de 50 refeições.

“Nossa preocupação não é apenas lhes alimentar o corpo, momentaneamente. Mas sim, escutar o que cada um tem a dizer sobre si, entendermos um pouco mais sobre a realidade de cada um e, a partir daí, reinseri-los à sociedade. O primeiro passo para isso é o convite para ouvirem a palavra do Evangelho, apresentar para eles o Reino de Deus”, disse Harley Wilson Magalhães Furtado, integrante da Pastoral da IMB.

Cassius Rodrigo falou também que esta atitude é muito mais que levar um prato de comida àquelas pessoas. “A maioria tem uma história de rejeição, de abandono, mas para aumentarmos nosso poder de ajuda contamos com a adesão de novos parceiros e, desta forma, podermos ajudar a resolver a vida dessas pessoas de forma integral”.

Por Larissa Machado

Confira mais noticias sobre a UNACOOP