Agricultor Familiar de Campos doa 10 toneladas de abacaxi para o Mesa Brasil do Sesc – RJ

ABACAXI (1)A Pandemia de Covid-19 mudou os planos de muita gente, mas Francisco Carlos Fortunato manteve sua meta de ajudar a quem mais precisa, ainda que ele mesmo passasse por dificuldades.

Em novembro deste ano, Seu Francisco, agricultor familiar de Campos (RJ), fez a doação de 10 toneladas de abacaxi para o Programa Mesa Brasil do Sesc – RJ, por intermédio da União de Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do RJ (Unacoop).

“Este ano foi bem difícil para nós da agricultura familiar e minhas vendas caíram bastante. Acontece que tenho esse hábito de doar a quem precisa mais que eu. Desta vez fui mais ousado e doei, de uma só vez, 10 toneladas de abacaxi para o Mesa Brasil, que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar. No início deste ano, eu tinha 400 pés de laranja lima; destes, doei 170 para o Emater de Campos repassar ao asilo da minha cidade”, afirmou o produtor familiar.

Além de abacaxi, ele planta banana, aipim, laranja, maracujá, abóbora, dentre outras culturas e comercializa seus produtos no Pavilhão 30 da Ceasa, administrado pela Unacoop. Também participa de programas como PNAE e PAA – Conab. “Eu digo mais. A minha intenção é continuar doando alimentos, porque isto fortalece a mim, enquanto ser humano, e também a quem recebe. E aos produtores que ainda não doaram, digo que comecem, independente da quantidade. A melhor coisa da vida é fazer a alegria de outras pessoas”, enfatizou Francisco Carlos.

A parceria da Unacoop com o Sesc – RJ começou em 2005 e, de acordo com a gerente geral da entidade, Margarete Teixeira, a cada ano que passa essa relação vem se aprimorando. “Agora estamos tentando firmar um convênio para ampliar a participação dos produtores familiares na entrega de produtos para o Mesa Brasil. O Sesc tem ajudado bastante os produtores familiares que, por vezes, apresentam certa dificuldade no escoamento de sua produção”.

Margarete disse ainda que esta parceria trouxe muita experiência. “Passei a saber mais sobre a dura realidade das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade alimentar e de todo trabalho desenvolvido pelo Mesa Brasil para ajudá-las. É uma iniciativa louvável”, enfatizou.

Para Regina Pinho, diretora regional do Sesc – RJ, a parceria com a Unacoop é muito interessante, porque resulta em importantes ganhos econômicos e sociais, uma vez que se consegue levar mais alimentos para a mesa daqueles que mais precisam. “Por outro lado, a Unaccop ainda fortalece a agricultura familiar, um importante vetor do desenvolvimento econômico do nosso estado”.

MESA BRASIL

O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício com o objetivo de contribuir para a promoção da cidadania e da melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se, essencialmente, de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos. Assim, o Mesa Brasil Sesc busca onde sobra e entrega onde falta.

Atualmente, no estado do Rio de Janeiro, existem mais de 340 parceiros doadores para o Messa Brasil. Por sua vez, este programa recebe esses donativos e se encarrega de distribuí-los a entidades sociais, como asilos, creches, abrigos, entre outros.

Além disso, o Sesc capacita as(os) cozinheiras(os) dessas entidades para que aproveitem, integralmente, os alimentos preparando refeições criativas e saborosas com partes que são, tradicionalmente, descartadas como folhas, cascas e talos. O programa também atua em caráter emergencial arrecadando alimentos e donativos diversos para serem entregues a vítimas de desastres naturais e outras ocorrências. Em decorrência da crise causada pela Covid – 19, as ações do Mesa Brasil foram ampliadas no Rio de Janeiro, preparando e entregando refeições prontas nas comunidades.

De janeiro a novembro deste ano, mais de 2,2 mil toneladas de alimentos foram distribuídas para 389 mil pessoas. Com esse montante foi possível complementar cerca de 12 milhões de refeições até o momento, beneficiando dezenas de milhares de famílias.

Regina Pinho, explicou que além dos parceiros rotineiros, há momentos em que o Mesa Brasil Sesc RJ recebe apoio pontuais, permitindo diversificar a atuação e ampliar o alcance das ações. “Este ano, por conta da demanda elevada motivada pela pandemia, recorremos ao Comando Conjunto Leste, que nos apoiou no escoamento das doações, fornecendo militares e veículos. A Cruz Vemelha também foi uma importante parceira que nos ajudou na distribuição de refeições prontas nas comunidades. Com o apoio da Global Foodbanking Network, organização internacional que apoia bancos de alimentos em todo mundo, conseguimos destinar 14 toneladas de alimentos para famílias de Itaperuna duplamente castigadas, com a pandemia e as enchentes do início do ano. Enfim, devido a sua credibilidade, o programa Mesa Brasil tem uma grande capacidade de atrair parceiros, que contribuem de forma muito positiva para o nosso trabalho. Toda a instituição que queira se unir a essa rede de solidariedade será bem-vinda”.

Por Larissa Machado

Confira mais noticias sobre a UNACOOP