Fale Conosco: (21) 2471-9187 / 2471-7623
Julho foi o mês da agricultura familiar e para comemorar esta atividade tão importante para o país, a prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, e da Subsecretaria de Agricultura daquele município, realizou no último mês, na Praça Robert Simões, a Feira da Agricultura Familiar de Mangaratiba.
A gestão pública local, juntamente com os agricultores familiares da região uniram forças para realizar esta feira que estava há 13 anos sem acontecer.
A União de Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais Usuários do Pavilhão 30 (Unacoop) esteve presente nesta festa, representada por seu presidente Jocimar de Oliveira, e sua gerente geral, Margarete Teixeira.
Naquele dia foi comemorado o Dia Internacional da Agricultura Familiar com a presença massiva de visitantes e expositores. “Foi um momento de forte comercialização dos produtos da agricultura familiar e também uma oportunidade de dar visibilidade a esta atividade”, ressaltou Jocimar de Oliveira, que também é produtor familiar de Mangaratiba.
A Unacoop também teve um momento de fala onde contou um pouco sobre sua história e as ações que desenvolve e ainda explicou aos presentes sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
De acordo com o subsecretário de agricultura e pesca de Mangaratiba, Gustavo Oliveira, este evento foi idealizado pra fomentar a agricultura familiar local e valorizar também outros grupos culturais, como os artesãos, confeiteiros, cozinheiros e comunidades quilombolas, que realizaram um extenso cronograma de apresentações com grupos locais.
Gustavo Oliveira também falou sobre a parceria com a Unacoop. “Ter a Unacoop junto com os agricultores no Dia da Agricultura Familiar em Mangaratiba foi um prazer enorme. É uma entidade que está presente na nossa agricultura desde que Mangaratiba foi fundada. Eu só tenho a agradecer por todo amparo que nos foi dado sobre o PAA e o PNAE. Não tenho dúvidas de que essa parceria continuará por muitos e muitos anos”.
O evento integrou a produção familiar daquele município e a Economia Solidária; e contou com o apoio das secretarias de Defesa Civil, Saúde, Educação, Segurança e da Secretaria da Mulher.
Confira mais noticias sobre a UNACOOP