Agricultura Familiar foi destaque no I Fórum dos Secretários Municipais de Agricultura do RJ

A agricultura e demais atividades rurais do estado do Rio de Janeiro ganharam, nesta sexta-feira (06), um reforço do governo do estado com a realização do I Fórum de Secretários Municipais de Agricultura do RJ, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA).

 A iniciativa do estado teve como objetivo fomentar a agricultura em todos os municípios do Rio de Janeiro com debates entre os órgãos ligados a este setor, identificando experiências exitosas e também gargalos para, a partir daí, trabalhar mecanismos de solução para os mesmos.

Na oportunidade, a SEAPPA lançou o Programa COOPERATIVAR, com o intuito inicial de oferecer às cooperativas apoio técnico e institucional em seus processos de regularização, o que terá como consequência o aumento da competitividade na oferta de seus produtos.

Para o secretário de agricultura do RJ, Marcelo Queiroz, o Fórum é uma oportunidade de trocar experiências. “Os municípios devem ficar cada vez mais unidos, exercitar o sentimento de cooperativismo. A agricultura familiar é a emoção, é o coração do Rio de Janeiro. Lançamos, hoje, o COOPERATIVAR que tem tudo a ver com o modelo familiar de produção”, ressaltou.

O presidente da União de Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Estado do Rio de Janeiro (UNACOOP), Jocimar de Oliveira, é também produtor rural e enfatizou a importância da realização deste Fórum. “É um evento de extrema relevância para os produtores rurais, uma vez que os secretários de agricultura nos representam e tiveram a oportunidade de trocar informações e saberes com outros secretários da mesma pasta”.

Algumas parcerias de cooperação técnica foram oficializadas no Fórum. Entre elas, uma entre a SEAPPA e a FAERJ, de apoio ao Agrofundo, para oferecer empréstimos aos produtores a juros baixos; entre a Emater-Rio e o SENAR/RJ, para capacitação de servidores; e entre Pesagro-Rio e a UNIRIO, voltada para a área de segurança alimentar e análise de águas.

Durante o encontro, o governo do Rio firmou mais uma parceria com o Ministério da Agricultura com a assinatura de um Termo de Compromisso com as ações do Plano Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa nesse estado. Renata Briata da Conceição, superintendente do Ministério da Agricultura no estado do RJ, disse que os dois Órgãos vão direcionar esforços para que até 2023 o estado do Rio de Janeiro receba a liberação do status de livre da febre aftosa sem vacinação.

“Isso vai levar a carne do Rio de Janeiro para um patamar bem mais elevado, alavancando sua comercialização, inclusive fora do Brasil. Também trabalhamos em conjunto com o estado para a aquisição do Selo SISBI, de abrangência nacional; além de emissão de DAP e parcerias com laboratórios” antecipou Renata Briata da Conceição.

Renato Machado Ferreira é secretário de agricultura de Itaboraí e explicou que a agricultura é o segundo vetor da economia do estado, ficando atrás apenas do petróleo e gás. “Desta forma, é louvável esse encontro para buscarmos melhorias para a agricultura do estado”.

A Solenidade teve a presença do governador Wilson Witzel, da superintendente regional da CONAB- Rio, Regina Célia, da presidente da Emater-Rio, Stella Romanos,  e ainda secretários de agricultura e prefeitos de vários municípios do Rio.

Por Larissa Machado

ASCOM UNACOOP

Confira mais noticias sobre a UNACOOP