Alunos da PUC-Rio visitam Unacoop e futuras parcerias são cogitadas

Alunos do curso de geografia da PUC-Rio visitaram as instalações da União de Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do RJ (Unacoop), nesta sexta-feira (04), com o objetivo de conhecerem, na prática, o processo de comercialização agrícola desta entidade, também responsável pela gestão do Pavilhão 30, na Ceasa-RJ.

O professor do departamento de geografia e meio ambiente da PUC-Rio e mentor da visita, Gláucio Marafon, afirmou que a maioria de seus alunos desconhecia este processo. “Foi importante apresentar para eles a dinâmica de comercialização diversificada da Unacoop e ainda colocá-los em contato com os produtores e seus produtos.”

Sobre futuras parcerias, Gláucio Marafon disse ainda que é importante a participação da universidade junto à sociedade civil. “Vamos estudar formas de contribuir; seja na formatação de alguns editais ou de projetos de incentivo ao desenvolvimento da produção rural no Rio”, antecipou.

A estudante Sabrina Gonçalves participou da visita e contou sua impressão. “Gostei muito da diversidade dos produtos. No Pavilhão 30 são vendidos vários tipos de frutas, legumes e verduras. Tem até flores e outras variedades de plantas para comercializar. Porém, o que achei mais interessante foi conversar com os produtores e saber um pouco sobre seu dia-a-dia, se têm funcionários ou se trabalham sozinhos.”

Já Sofia Fernandes, também integrante do grupo, tinha uma ideia de como era o Pavilhão 30, pelo que sua mãe havia contato sobre variedade e alimentação saudável oriunda da agricultura familiar. Porém ainda houve surpresa. “Eu já imaginava que era um lugar com muitos tipos de artigos, mas me surpreendeu pelo tamanho, bem maior que o pensado. Outro ponto que me chamou atenção foi em relação ao transporte e logística como um todo”.

A gerente geral da Unacoop, Margarete Teixeira, acompanhou os alunos durante a visita. “Só tenho a agradecer ao professor Gláucio Marafon por ter escolhido nossa entidade como modelo para apresentar aos seus alunos. Nos colocamos à disposição para outras atividades e parcerias. A educação é a base para o desenvolvimento de um país. Por isso, contem sempre conosco”, finalizou Margarete.

Por Larissa Machado

Confira mais noticias sobre a UNACOOP