ASSEMBLEIA GERAL DA UNACOOP REUNIU PRODUTORES FAMILIARES E AUTORIDADES EM ITAOCARA

Na última sexta-feira (29), aconteceu a tradicional Assembleia Geral da Prestação de Contas da Unacoop e uma Assembleia Extraordinária para alteração estatutária. Depois de dois anos acontecendo de forma virtual, em virtude da Pandemia de Covid-19, a Assembleia voltou a ser realizada presencialmente. Desta vez, no município de Itaocara e com a presença massiva de produtores familiares deste município e também de Teresópolis, São Fidélis, Campos, Niterói, Macuco, Cachoeiras de Macacu, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Paracambi, Paraty, Mangaratiba, Nova Friburgo, São Sebastião do Alto, São José de Ubá, São Francisco de Itabapoana, Angra dos Reis, Italva e Aperibé.

Após a prestação de contas do exercício de 2021, a Unacoop prestou homenagens a entidades e produtores em reconhecimento pela sua contribuição à Agricultura Familiar fluminense. Foram agraciados com a homenagem a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Santa Rita (Teresópolis), Assoc. dos Pequenos Produtores Rurais Unidos e Assentados da Fazenda Batatal (Mangaratiba), Assoc. de Moradores, Produtores e Amigos de Intupição -AMPAI (Itaocara), Assoc. dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade Janela das Andorinhas (Nova Friburgo) e Assoc. dos Pequenos Produtores da Comunidade Guarany (São Sebastião do Alto), esta última com destaque para a família Verdadeiro, que integra o núcleo das 14 organizações fundadoras do Pavilhão 30, juntamente com Lupicínio Aguiar.

O presidente da Unacoop e agricultor familiar, Jocimar de Oliveira Pacheco, também recebeu a honraria não só pelo seu trabalho frente à entidade, mas também por ser um exemplo como produtor familiar. “Só tenho a agradecer à Unacoop e à sua equipe. Ser agricultor familiar não é uma tarefa fácil, mas para quem tem amor pela terra, pelo cultivo, como eu tenho, nada é impossível. E eu sou inteiro gratidão a Deus por sempre ter colocado pessoas maravilhosas no meu caminho, pessoas que chegam para somar”, afirmou Jocimar de Oliveira, também presidente da Agroindústria de Mangaratiba.

Outro destaque da Assembleia foi a homenagem à Associação dos Lavradores e Amigos do Faraó (ALAF) pelo uso e plena conservação do caminhão adquirido por meio do Projeto Pavilhão 30 há três décadas e que até os dias atuais serve à comunidade da ALAF, em Cachoeiras de Macacu.

Ao todos, 19 municípios e 58 organizações estiveram presentes no evento, totalizando 165 participantes, incluindo autoridades como Prefeito de Itaocara, Geyves Vieira, secretários municipais de Itaocara, representantes da Emater e da Caixa Econômica Federal, além de sindicatos ligados à agricultura familiar.

Por Larissa Machado

Confira mais noticias sobre a UNACOOP