Campanha Caixas de Amor fez a diferença no Natal de quem mais precisava

A União das Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Estado do RJ (Unacoop) começa 2022 fazendo o balanço da campanha Caixas de Amor realizada por esta entidade, no final de dezembro passado, em parceria com o governo do estado e agricultores familiares associados. A campanha foi tanto da doação de produtos ofertados, diretamente, de nossos associados; como também de parceiros que compraram, orgânicos ou não, da agricultura familiar, para doações.

Os produtos foram repassados a entidades que lidam com pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou alimentar. Ao todo, a Unacoop viabilizou a entrega de seis toneladas de alimentos a 28 entidades de todo o estado como igrejas, movimentos sociais, centros espíritas, União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro), Associações de Direitos Humanos e Pastoral da Criança, dentre outros. Foram produtos como abóbora, batata doce, manga, melancia, repolho, uva, cenoura e demais tipos  que chegaram à mesa de quem tinha urgência em se alimentar.

De acordo com a gerente geral da Unacoop, Margarete Teixeira, a prática de doação de alimentos acontece durante todo o ano e ganha um impulso em dezembro. “Nossa entidade não permite desperdício de alimento; uma vez que existe tanta gente precisando. Ou seja, todo nosso excedente sempre chega às entidades que acompanham famílias em vulnerabilidade social e/ ou alimentar. Porém, no último dezembro, demos nome à nossa campanha de doação de alimentos que ganha volume no período natalino. A campanha Caixas de Amor possibilitou que muitas famílias pudessem ter um natal com mais dignidade; um natal com comida na mesa”.

“A Unacoop só tem a agradecer à força-tarefa criada por nós e abraçada por nossos agricultores e demais parceiros. Desejo, em nome da nossa equipe, que possamos manter este nosso trabalho social, mas, principalmente, que menos famílias precisem desta ajuda para terem acesso à segurança alimentar e nutricional”, enfatizou Margarete Teixeira.

 

Pastoral da Criança

Uma das 28 entidades contempladas pela campanha Caixas de Amor com a doação de alimentos foi a Pastoral da Criança de Nilópolis.

“Vocês não podem imaginar a cara de felicidade destas mães quando receberam as doações que chegaram ainda no cenário dos efeitos da pandemia e perto do Natal. Aqui na Pastoral, nós acompanhamos de gestantes a crianças de seis anos de idade. A maioria das mães que assistimos não têm renda e nem como comprar alimento. São pessoas humildes, mas que não reclamam da vida. Elas sempre têm um sorriso no rosto. Poder chegar nas casas delas com alimento, próximo do Natal, foi uma bênção imensa para nós e também para elas. Você nem imagina o que é visitar uma família; ver que na casa dela não tem o que comer e poder entregar uma alimentação dessa. É muita benção de Deus, muita benção de Deus! Vocês deram um Natal feliz a estas famílias”, relatou Ilma da Conceição Correia, da Pastoral da Criança de Nilópolis e membro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-RJ) e do Conselho da Criança e do Adolescente do município do Rio de Janeiro.

A Pastoral da Criança é um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Pastoral da Criança baseia suas ações na organização comunitária e no treinamento de líderes comunitários que assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas. Suas principais ações são o acompanhamento de crianças de zero a seis anos e acompanhamento de gestantes por meio de líderes voluntários que vivem nas próprias comunidades que atuam, tornando todos agentes de sua própria transformação. A missão é toda baseada no tripé de ações que é formado pelas Visitas Domiciliares, Celebração da Vida e Reunião de Reflexão e Avaliação.

“Nós fazemos com que as doações cheguem a quem mais necessita. Chegam para nós leite, fraldas para bebês, roupas novas e usadas tanto para as gestantes, quanto para os bebês. E quando falta algo mais específico, saímos em busca de quem possa doar. Vivemos em prol de ajudar o próximo. Esta é nossa missão”, finalizou Ilma Correia.

Por Larissa Machado

Confira mais noticias sobre a UNACOOP