Ceasa/RJ completa 48 anos e comemora o êxito do trabalho com equipe e permissionários

A Central de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa/RJ) completou, no dia 28 de agosto, 48 anos de fundação. Na última sexta-feira (02), a Central realizou um café da manhã para comemorar esta data com a presença de produtores, comerciantes, entidades ligadas à agricultura e também autoridades, como o secretário estadual de agricultura, Marcelo Queiroz.

A gerente geral da Unacoop, Margarete Teixeira, prestigiou o evento, juntamente com sua equipe e demais colaboradores que fazem parte da história das quase três décadas do Pavilhão 30, administrado por esta entidade e localizado na Ceasa/RJ. “Para mim, foi muito importante comemorar os 48 anos desta Central de Abastecimento com os funcionários e sua diretoria. A Ceasa foi e continua sendo fundamental na vida dos agricultores familiares do estado, por viabilizar o escoamento da produção, principalmente por meio do Pavilhão 30 e das organizações da agricultura familiar.

A história da Unacoop está muito ligada à da Ceasa/RJ.  “Nunca tivemos recurso próprio. Desde o começo tudo foi rateado com os usuários do Pavilhão 30, inclusive para pintar, iluminar e realizar obras no pavilhão. Conquistamos, neste tempo, a gratuidade do pagamento da pedra para organizações de produtores familiares tradicionais e orgânicos e para pequenos agricultores com DAP. Também conseguimos ocupar uma cadeira no Conselho Administrativo desta Central de Abastecimento; tudo com o apoio da Ceasa” enfatizou Margarete.

“Vale ressaltar o brilhante trabalho realizado pela atual presidente, Bianca de Carvalho. Uma gestão com transparência e que consegue agregar a todos. Como resultado deste trabalho, temos o fortalecimento da agricultura familiar e da segurança alimentar do estado”, completou a gerente geral da Unacoop.

Localizada no bairro de Irajá, a Ceasa/RJ conta com outros cinco mercados situados em São Gonçalo (região Metropolitana), Nova Friburgo (região Serrana); Paty do Alferes (Vale do Paraíba); São José de Ubá e Itaocara, no Norte e Noroeste do estado, respectivamente.

Esta Central recebe, diariamente, quase 60 mil pessoas e 40 mil veículos que redistribuem todo o material comercializado no entreposto para a capital e municípios vizinhos como São João de Meriti, Nilópolis, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Magé, entre outros.

A presidente da Ceasa/RJ destacou que a instituição honrou seu compromisso com o abastecimento e fomento à agricultura, mesmo durante o período pandêmico, quando não deixou de funcionar.

“Passamos por um momento muito delicado e difícil por causa do coronavírus, mas com a colaboração, dedicação e comprometimento de toda a equipe e permissionários, tivemos sucesso no nosso trabalho”, finalizou a gestora.

Por Larissa Machado

Confira mais noticias sobre a UNACOOP