CECANE encerra ciclo de oficinas e elabora documentos com dados da agricultura familiar do RJ

O Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar do Estado do Rio de Janeiro (CECANE-UNIRIO) promoveu, nesta segunda-feira (26), a 4º Oficina Regional de Fortalecimento da Agricultura Familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no auditório do curso de nutrição da UNIRIO. O evento foi o encerramento de um ciclo de oficinas realizadas em Resende, Cabo Frio, Cassimiro de Abreu e suas cidades circunvizinhas.

Esta ação teve como objetivo colocar em diálogo tanto as necessidades de quem recebe os produtos, quanto de quem oferta a produção da agricultura familiar para o PNAE. Participaram ainda representantes das secretarias municipais de educação e de agricultura, além da União de Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do RJ (Unacoop).

No início da oficina aconteceu uma apresentação mostrando o passo a passo de como comprar da agricultura familiar para o programa da merenda escolar. Foram abordados temas como a articulação entre os atores sociais envolvidos nesta ação, elaboração do cardápio de acordo com oferta da produção familiar, definição dos preços de aquisição, dentre outros. Também foi exposta a dificuldade, relatada por agricultores, sobre o desconhecimento das chamadas públicas e a falta da documentação exigida para participar destes certames.

No turno da tarde, os participantes foram divididos em dois grupos e realizaram uma dinâmica colaborativa de discussão. Ao final, apresentaram gargalos e sugestões de solução para o processo de compra e venda no PNAE como a necessidade de planejar a produção casada com a demanda de comercialização e também da presença dos agricultores nos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural (CMDR), além da importância da criação de um centro de operações de logística nos municípios.

A gerente geral da Unacoop, Margarete Teixeira, esteve presente neste evento e parabenizou a CECANE pela iniciativa. “Encontros como este são de extrema relevância para discutirmos sobre as problemáticas que giram em torno das negociações no PNAE. Nós que estamos dia após dia convivendo com os agricultores familiares é que sabemos onde o calo aperta. Foi um momento de troca de saberes onde pudemos também apresentar soluções viáveis para as dificuldades identificadas. Parabéns pela realização das oficinas!”, enfatizou Margarete.

Giane Moliari Amaral Serra, professora do curso de nutrição da UNIRIO e, na oportunidade, coordenadora da CECANE, falou sobre o produto final destas oficinas. “Como resultado do ciclo de oficinas, iremos produzir 24 documentos, um para cada polo participante dos eventos, fornecendo dados coletados nestes encontros que servirão para municiar prefeitos e secretários  municipais na tomada de decisões acerca de políticas públicas, visando reduzir ou, até mesmo, eliminar gargalos existentes para aprimorar esta compra da agricultura familiar pela merenda escolar”.

O CECANE desenvolve atividades como assessoria aos municípios e formação de todos os atores envolvidos no PNAE, com vistas a colaborar para que este programa possa cada vez mais se fortalecer e se qualificar.

Por Larissa Machado

Confira mais noticias sobre a UNACOOP