Comunidade Rural do Guarani pede apoio ao poder público para alavancar atividade

Agricultura familiar é o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão de obra, essencialmente, o núcleo familiar. Diante deste conceito, dados da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do RJ (SEAPPA), apontam que cerca de 70% de todos os produtores rurais do estado são da agricultura familiar.

Em São Sebastião do Alto, região serrana fluminense, a agricultura familiar também está presente por meio da Associação de Pequenos Produtores Rurais do Guarani que possui 55 famílias produzindo tomate, pimentão, quiabo, berinjela, aipim, abóbora e legumes. Também são produtores de café, além de leite e seus derivados.

De acordo com Josoé Verdadeiro de Souza, presidente da Associação do Guarani, a união das famílias tem contribuído para o fortalecimento da produção. “Nos reunimos, com frequência, para tratarmos sobre nossos gargalos. Tratamos sobre como podemos melhorar nossa atividade. Em um encontro recente, falamos com a cooperativa que entregamos leite sobre o valor deste produto que está baixo, em relação a outros locais que fornecemos. Conversamos com o presidente da cooperativa, que se comprometeu a ajudar nesta questão do valor do leite. É desta forma, que vamos nos unindo e nos fortalecendo”.

O representante da Associação do Guarani disse ainda que a atividade leiteira, naquele grupo, precisa de incentivo do poder público para melhorar. “Com o melhoramento genético do nosso gado, por meio do apoio público, poderemos cobrar um preço mais alto, ampliar a produção e, consequentemente, alavancar nossa atividade, uma vez que teremos produtos de maior qualidade. A parceria com o estado é uma necessidade também para a aquisição de tratores e outros maquinários para alavancar a produção da nossa associação. Outro desejo nosso é fazer um criatório de Tilápia. Temos água em abundância na nossa região, mas para desenvolvermos esta prática com segurança econômica e técnica também precisamos deste forte aliado”, ressaltou Josoé.

Há mais de 30 anos, a União de Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do RJ é parceira da Associação Rural do Guarani; sendo esta, uma das entidades fundadoras do Pavilhão 30, administrado pela Unacoop, na Ceasa-RJ. A gerente geral da Unacoop, Margarete Teixeira, ressaltou a importância desta comunidade. “A tradicional família Verdadeiro, de São Sebastião do Alto, teve um papel fundamental na criação e construção não só da Unacoop, como também da minha bagagem profissional na agricultura familia, enfatizou a gerente geral da Unacoop, Margarete Teixeira.

“Nós, do Guarani, só temos a agradecer, profundamente, à Margarete e à Unacoop pela parceria de sempre e pelo trabalho brilhante, juntamente, com o Emater, em São Sebastião do Alto! Ela é uma pessoa que está sempre disposta a nos ajudar, a dialogar, tirar dúvidas. Não poderia faltar nas nossas vidas”, falou Josoé Verdadeiro.

A gerente geral da Unacoop disse ainda que “que não existe apoio à Associação do Guarani. O que há é uma parceria mútua. Ela sempre esteve conosco e nós sempre estivemos com ela. Da mesma forma acontece com as demais associadas fundadoras que fazem parte da Unacoop, de outras mais que surgiram, das que chegaram, recentemente, e das que continuam juntando-se a nós. Sempre estaremos a postos para apoiar a agricultura familiar”, finalizou Margarete.

Por Larissa Machado

Confira mais noticias sobre a UNACOOP