CONSEA TEM NOVA GESTÃO E UNACOOP COMO ALIADA DA AGRICULTURA FAMILIAR

RENATA

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio de Janeiro (CONSEA – RJ), deu posse à sua nova presidência, na quinta-feira passada (25), em uma reunião virtual com diversas entidades. Na ocasião, também foi tratado sobre os desafios para garantir a segurança alimentar e nutricional da população.

Os novos gestores foram escolhidos por 24 Conselheiros da sociedade civil que elegeram como presidente e vice, Renata Machado (UFRJ) e Telma Castello Branco (Coletivo de SAN), respectivamente.

Renata Machado afirmou que, juntamente com os outros Conselheiros, está assumindo essa gestão em um momento extremamente delicado, por conta da Pandemia de Covid-19. “A meta inicial é trabalhar para melhorar a situação de segurança alimentar e nutricional, principalmente daqueles que estão em situação de vulnerabilidade social e, muitos em situação de fome.  Porém, a dificuldade só aumenta a nossa vontade de fazer as coisas acontecerem”, enfatizou.

A nova presidente do CONSEA disse ainda que o papel de controle social desta entidade será cumprido. “Iremos verificar as ações governamentais e aconselhar sobre as principais demandas. Outro objetivo é cobrar ações voltadas para os povos e comunidades tradicionais, que tiveram sua segurança alimentar tão afetada neste momento. Também teremos um olhar especial para os alunos de escolas públicas, agora sem as refeições que faziam durante as aulas presenciais. Vale ressaltar a situação dos nossos agricultores familiares que precisam com urgência do apoio do poder público, sobretudo, em relação a programas como PNAE”.

A gestão será compartilhada com o auxílio de Rinaldo Araújo, da Comunidade Religiosa Egebe Orum Senzala Onde Ataio Terreiro Caribe (Miguel Couto), e Rosa Alvarenga, do Centro de Ação Comunitária (CEDAC).

A União de Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do RJ (Unacoop) foi, mais uma vez, eleita como Conselheira do CONSEA e terá como representantes sua gerente geral, Margarete Teixeira (titular), e Elbia Vasconcellos (suplente). “Ao longo de anos, a gente vem participando do CONSEA. Nos Conselhos, discutimos políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar, de ampliação da abrangência da alimentação saudável, dentre outras. Somente com a união de pessoas com pensamentos afins e força para lutar conseguiremos novas conquistas para quem mais precisa, mas não tem voz. Precisamos, junto ao poder público, expandirmos as políticas de apoio aos agricultores, valorizando os produtos locais nos programas municipais, estaduais e federais”.

O CONSEA é um espaço institucional para o controle social e participação da sociedade na formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, com vistas a promover a realização progressiva do Direito Humano à Alimentação Adequada, em articulação com diferentes setores de governo.

Por Larissa Machado

Confira mais noticias sobre a UNACOOP