CPOrg-RJ e Unacoop visitam OCSs nas regiões Sul e Costa Verde do estado

A Comissão de Produção Orgânica do Rio de Janeiro (CPOrg-RJ), representada por Sylvia Wachsner, da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), e por Margarete Teixeira, gerente geral da União das Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do RJ (Unacoop), realizou uma visita a Organizações de Controle Social (OCS) já existentes e a outras que pretendem se formalizar como tal.

A atividade aconteceu de 24 a 26 de novembro e contou com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A primeira visita foi à OCS da Comunidade Quilombo Alto da Serra, em Rio Claro, onde as equipes repassaram orientações técnicas sobre Organizações de Controle Social. A entrega das declarações de oficialização desta OCS deve acontecer, no próximo 11 de dezembro, durante a Festa da Consciência Negra do Quilombo Alto da Serra por autoridades da Superintendência do MAPA-RJ.

A Unacoop aproveitou a visita para tirar dúvidas dos agricultores daquela comunidade sobre filiação a esta entidade da agricultura familiar. Também foi acertado, naquele momento que, por conta da Pandemia, a Emater ainda não assumiu a responsabilidade no Controle Social, o que ficará a cargo da Unacoop até a entrega dos próximos certificados, no próximo ano, contribuindo com assistência técnica. Outra ação é a inclusão das DAPs da comunidade na DAP jurídica da Unacoop para viabilizar a comercialização via PNAE da Prefeitura do Rio e PAA Institucional.

O segundo dia de visitas foi a um grupo que pretende formar uma OCS, em Angra dos Reis, com a presença de Margarete Teixeira, representando a Unacoop, e Marcone Bezerra, técnico e um dos coordenadores de apoio da CPOrg. O grupo visitado faz parte da COMISFLU, uma cooperativa filiada à Unacoop. Previamente, foi elaborado um diagnóstico deste grupo que será apresentado à CPOrg e MAPA para possível formalização de uma nova OCS. Os 39 cooperados da COMISFLU farão parte da DAP jurídica da Unacoop com objetivo de também comercializar junto ao PNAE do município do Rio e ainda ao PAA Institucional.

As duas equipes também foram a Paraty visitar a Cooperativa Pacova, filiada da Unacoop, para uma conversa, juntamente com sua diretoria e coordenação, no sentido de os cooperados da Pacova fazerem parte da DAP jurídica da Unacoop, o que foi aprovado por todos os associados, em nome do presidente da cooperativa.
No último dia de campo, as equipes foram conhecer a Feira da Agricultura Orgânica e Agroecológica de Paraty que contou com apresentação cultural de indígenas locais. A feira que acontece todas as sextas-feiras pela manhã, próximo ao mercado do produtor e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A gerente geral da Unacoop aproveitou para reunir-se com a chefe do escritório da Emater de Paraty para tratar sobre a renovação de DAPs físicas dos agricultores locais e da DAP jurídica da Cooperativa Pacova.

Por Larissa Machado

Confira mais noticias sobre a UNACOOP