CPOrg-RJ promoverá palestra sobre Alimentação Escolar pela XVII Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico

WhatsApp Image 2021-07-07 at 09.09.21

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) vai iniciar, nesta segunda-feira (12), a XVII Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico com o tema “Alimento Orgânico: Sabor e Saúde em sua vida”. O evento tem como objetivo destacar os inúmeros benefícios de consumir produtos orgânicos; principalmente, em relação à segurança alimentar e nutricional. Devido a Pandemia de Covid-19, todas as atividades da Campanha acontecerão de forma virtual; tanto a programação nacional, por meio do site e redes sociais do MAPA; quanto as estaduais coordenadas pelas Comissões de Produção Orgânica (CPOrg) de cada federação.

O Rio de Janeiro vai estender sua programação até o final deste ano pelo canal do YouTube da CPOrg-RJ ofertando cursos, palestras e debates com temáticas ligadas à agricultura familiar e produção orgânica e agroecológica.
A primeira atividade fluminense será dia 16 de julho, a partir das 14h, com a palestra “Alimentação escolar: desafios e impactos na nutrição”, onde serão abordados temas como PNAE, chamadas públicas, logística e comercialização da agricultura familiar para a merenda escolar no estado do Rio de Janeiro, além de segurança alimentar e nutricional.

As palestras serão proferidas por Regina Oliveira, do Coletivo de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN – RJ) e representante do CONSEA, e por Ney Aleixo, da prefeitura de Quissamã, Mestre em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade e também em Agricultura Orgânica. A mediação ficará a cargo de Vanessa Schottz, Doutora em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, pesquisadora associada ao Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CERESAN) e integrante da coordenação do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN).

A CPorg-RJ convida produtores, pesquisadores, consumidores, nutricionistas, professores e estudantes interessados por este tema para participarem da palestra, inclusive enviando dúvidas e sugestões pelo chat no YouTube, no próximo dia 16. A programação do Rio de Janeiro está em fase de construção e todas as novidades serão publicadas nas redes sociais da CPOrg-RJ, da Unacoop e das entidades que compõem essa Comissão.

Por Larissa Machado

– Confira a programação nacional e do Rio de Janeiro:

Programação Nacional 12/07:
**Pelas redes sociais e pelo site do MAPA
14h – Apresentação da agenda de prioridades para a estruturação e consolidação da Produção Orgânica pelas Comissões de Produção Orgânica-UF
15h10 – Mesa 1: Contribuição da Produção Orgânica na construção de sistemas alimentares sustentáveis

Programação Nacional 13/07:
**Pelas redes sociais e pelo site do MAPA
14h – MESA 2: Segurança Alimentar, Sabor e Saúde
16h – Mesa 3: Projetos inovadores na produção orgânica

Programação do Rio de Janeiro 16/07:
** Pelo canal do Youtube da CPOrg-RJ (https://www.youtube.com/watch?v=I48SU9GD7ic)

14h – Palestra “Alimentação escolar: desafios e impactos na nutrição”

Confira mais noticias sobre a UNACOOP