Festa do Produtor Rural de Nova Friburgo teve mais de 100 expositores da agricultura familiar

A região serrana do Rio de Janeiro se divertiu, entre os dias 27 e 30 de julho, na tradicional Festa do Produtor Rural de Nova Friburgo realizada na Ceasa de Conquista. Foram mais de 40 atrações animando o público durante os quatro dias de evento e mais 100 agricultores familiares expondo seus produtos.

De acordo com Leomir da Silva Correia, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade de São Lourenço (APROSOL) e realizador da feira da produção rural friburguense, esta festa foi uma oportunidade de movimentar o mercado e a economia local, bem como serviu de vitrine para mostrar a força da agricultura familiar de Nova Friburgo, além de ter sido um período de lazer para nossos produtores e demais visitantes.

A gerente geral da União de Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do RJ (Unacoop), Margarete Teixeira, prestigiou da feira e enfatizou que Nova Friburgo é um município que traz a sua tradição agrícola e o exemplo de união entre os produtores. “São 37 organizações de produtores locais e eles se unem, todos os anos, para fazer quatro festas muito importantes. A primeira é a Festa do Produtor Rural, em seguida tem a Festa da Mulher Rural, logo depois vem a Festa da Cidade, comemorando o aniversário do município, onde todas estas organizações desfilam com os produtos de sua região, de seu bairro, de sua comunidade. E, pra fechar o ano com chave de ouro, tem a Festa do Morango, que é um sucesso absoluto”, disse a gerente geral da Unacoop.

Margarete Teixeira ressaltou ainda que esta festa vem, todos os anos fortalecer a história da agricultura no município. “Foram vários produtores fazendo exposição, muitas empresas mostrando e comercializando seus produtos, artistas esbanjando talento. Tiveram ainda palestras e workshops sobre a temática agrícola”.

O contou a presença do grande público e de autoridades locais e estaduais, a exemplo do prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon; e da presidente da Ceasa-RJ, Bianca de Carvalho.

Por Larissa Machado

Confira mais noticias sobre a UNACOOP