Institucional

Conheça a UNACOOP

A União das Associações e Cooperativas Usuárias do Pavilhão 30 (UNACOOP) é uma instituição filantrópica criada por um grupo de produtores rurais no dia 18 de dezembro de 1992 para assessorar, viabilizar e fortalecer a comercialização da agricultura familiar no Estado do Rio de Janeiro. Seu quadro social atualmente é composto por 149 filiadas entre associações e cooperativas de agricultores locais distribuídas em 75 municípios, beneficiando cerca de 15.000 famílias rurais.

Nossos principais objetivos:

  • Assessorar e apoiar os agricultores familiares na comercialização de sua produção.
  • Mobilizar, organizar e capacitar agricultores familiares, assentados e trabalhadores rurais.
  • Estimular o intercâmbio entre as organizações dos agricultores das comunidades rurais e assentados.
  • Fortalecer e promover à agricultura familiar dando-lhe visibilidade.Fomentar a educação ambiental entre os agricultores familiares motivando a adoção de um novo modelo de exploração agrícola.
  • Propiciar a criação de novos canais de comercialização.
  • Promover o desenvolvimento de suas associadas.

As linhas de atuação de nossa instituição incluem o planejamento, a organização, o assessoramento, o fomento e a execução de atividades nas áreas sócio-econômicas, tecnológicas, educacionais e eco-culturais.

A diretoria da UNACOOP é composta por 11 agricultores(as) indicados(as) pelas associações e cooperativas de comunidades rurais e é eleita a cada 02 anos. Está organizada da seguinte forma: 05 representantes na Diretoria Executiva, 06 representantes no Conselho Fiscal, sendo 03 titulares e 03 suplente. Os membros da Diretoria Executiva se reúnem a cada quinze dias para discutirem os assuntos de interesse dos agricultores familiares. O encontro dos conselheiros fiscais acontece uma vez por mês com a finalidade de avaliar, analisar e aprovar as despesas e receitas da instituição. Além disso, a UNACOOP conta com uma equipe de funcionários e uma gerência geral que coordena as atividades da entidade.

Nossa sede situa-se no Pavilhão 30 da CEASA-RIO (considerada a segunda maior central de abastecimento de alimentos do Brasil). Administramos em parceria com o Governo do Estado um espaço de 2.000m2, destinado à comercialização dos produtos de origem da agricultura familiar.

Desde sua criação a UNACOOP vem a cada dia se firmando como uma experiência viável e singular; seu modelo de gestão institucional, pautado nos princípios associativistas e cooperativistas tornaram-se referência para outras organizações do país.

Nesses dezessete anos de existência a UNACOOP assessorou direta e indiretamente agricultores familiares de diversos municípios do Rio de Janeiro, criando redes de cooperação e canais de comercialização, fortalecendo e articulando ações nas comunidades rurais, quilombolas, indígenas e de pescadores artesanais.