IX CEA conta com vasta programação e palestrantes de renome nacional

Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Rio de Janeiro (AEARJ) está promovendo o IX Congresso Estadual de Agronomia que acontece, virtualmente, até o dia 29 deste mês sempre às terças e quintas-feiras de cada semana. As inscrições poderão ser feitas até o final do evento pelo site http://aearj.org.br/ixcea/. Associados têm gratuidade na inscrição. Já para não-sócios, a taxa é de R$ 40 e de R$ 20 para estudantes. O link da transmissão será enviado para o e-mail registrado na inscrição.

O evento, que tem como tema central “Fitossanidade – Produção, Tecnologia e Sustentabilidade”, teve início na última quinta-feira (1º) com a Palestra Magna “Ano Internacional da Saúde Vegetal” ministrada por Evaldo Ferreira Vilela, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ana Paula Guimarães de Farias, presidente da AEARJ, enfatizou que conhecimento é a melhor ferramenta para auxiliar na tomada de decisões. “O Congresso vem mostrar em suas mesas redondas a importância da saúde dos vegetais e o impacto positivo que as técnicas bem empregadas de produção e preservação ambiental podem trazer à economia local, regional e nas exportações”, disse Ana Paula.

A programação do evento conta com atualização profissional, por meio de cursos, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos com convidados de alto nível e temas atuais. Vão participar do congresso representantes do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Embrapa, da Sec. Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do RJ (SEAPPA), Emater, Sebrae, Pesagro, Banco do Brasil, dentre outros.

A agricultura familiar será representada pela União de Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do RJ (UNACOOP), com a participação de sua gerente geral, Margarete Teixeira. “O CEA é um congresso de extrema importância para toda a agricultura do estado e do país. Nós, da agricultura familiar, temos a técnica da vida, da experiência e estamos muito honrados pela oportunidade de darmos nossa contribuição num ambiente de grandes estudiosos e técnicos”, ressaltou a gerente geral da UNACOOP.

Margarete estará presente na mesa redonda desta quinta-feira (08), às 15h, falando sobre “Segurança Alimentar e Inocuidade de Alimentos – Boas práticas de produção, logística, comercialização e rastreabilidade”. Ela antecipou que sua participação vai apresentar os principais gargalos da produção familiar no estado do Rio de Janeiro, principalmente em relação ao PNAE, e também propostas de logística para minimizar tais dificuldades.

Também irão participar desta mesa redonda Andréa Brondani, da diretoria técnica da Plantarum Desenvolvimento e Tecnologia; Antônio Carlos Sá de Gusmão, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF); e José Leonel Rocha Lima, Extensionista Rural da Emater-Rio.

 Por Larissa Machado

Confira programação completa:

PROGRAMAÇÃO CEA 2020

Confira mais noticias sobre a UNACOOP