Lideranças rurais do estado do Rio avaliam o setor em encontro na Ceasa

Agricultura familiar

As vendas para o mercado institucional compõem grande parcela da renda dos empreendimentos da agricultura familiar no estado do Rio de Janeiro. Segundo representantes do setor, as chamadas públicas para aquisição de gêneros alimentícios por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa Alimenta Brasil (PAB), antigo PAA, precisam de melhorias que atendam as demandas dos agricultores familiares.

Algumas prefeituras estipulam os itens das chamadas sem estar alinhados com a produção local e pode ocorrer da safra terminar antes do calendário escolar, o que compromete a venda e a produção. Esse foi um dos problemas mais citados pelas lideranças rurais do estado do Rio de Janeiro que participaram, nesta quarta-feira (20/07), na Ceasa/RJ, de reunião para mobilizar e fortalecer os empreendimentos fluminenses da agricultura familiar.

Outros desafios

O escoamento da produção para os programas PNAE e PAB; a falta de produtos da agricultura local nos itens das chamadas públicas; e a formação de preços sem consulta aos agricultores também foram apontados como os  principais gargalos a serem superados. “Precisamos reunir mais cooperativas e agricultores, ocuparmos os espaços para garantir e exigir todas as melhorias relacionadas à agricultura familiar”, avaliou Margaret Teixeira, gerente geral da União das Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Estado do Rio de Janeiro (Unacoop).

Outros temas debatidos foram geração de renda; critérios da Resolução nº 6, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do PNAE; aumento do número de DAP´s (Declaração de Aptidão ao Pronaf – Programa Nacional da Agricultura Familiar) no estado do Rio; retorno dos recursos que existiam no antigo PAA para a execução do novo Programa Alimenta Brasil (PAB), que também será executado pela Conab; divulgação e execução correta dos contratos; e ampliação desses contratos para um período de 12 meses.

Cooperativismo

O encontro na Ceasa/RJ foi realizado pela Associação Terceira Via (Ater), com apoio da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). Os engenheiros agrônomos Luana Carvalho, Lethicia Grechi e Rayan Cavalcanti, representantes da Ater, coordenaram a reunião.

A prestação dos serviços da Ater visa a ampliação da aquisição de alimentos da agricultura familiar por meio das políticas públicas do PNAE e PAB. Para isso, as instituições públicas demandantes de gêneros alimentícios são mobilizadas, sensibilizadas e assessoradas na elaboração de cardápios e editais que utilizem os produtos disponíveis na região. Já os empreendimentos econômicos são assessorados na elaboração de projetos e propostas de vendas
e qualificação de produtos. “Nós atuamos como um intermediário entre os produtores rurais familiares e os compradores institucionais, permitindo assim que as demandas de cada um possam ser ouvidas e solucionadas da melhor maneira possível”, destacou a engenheira agrônoma Luana Carvalho.

Representatividade

Participaram ainda do encontro representantes da Cooperativa dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Estado do Rio de Janeiro (Coopafer); Cooperativa de Pequenos Produtores Rurais e Agricultores Familiares do Município de Magé (Coopagé); Agroindústria de Mangaratiba; Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RJ); Unacoop; Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio de Janeiro (Consea/RJ); Cooperativa Mulher Rural; AgroVerde Cooperativa de Produtores Rurais; Associação Serra Nova dos Trabalhadores Rurais de Nova Friburgo; Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Janela das Andorinhas; e outras.

O secretário municipal de Agricultura de Nova Friburgo (NF), Adelson Raposo, também participou. Ele é presidente da Associação Serra Velha dos Agricultores Rurais de NF e do Conselho dos Dirigentes das Organizações Rurais de NF (Conrural).

A conselheira do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio de Janeiro (Consea/RJ), Fabiana
Kraemer, compareceu ao evento. Ela também representa a Câmara Técnica de Produção e Abastecimento do Consea/RJ. “Essa articulação dos representantes da agricultura no Rio é benéfica para todos”, afirmou Kraemer.

Comida da Roça

O café da manhã no evento foi reforçado. Teve pães de gengibre e de ora pro nobis; bolos de cenoura, de aipim, milho e banana com cacau; bananada sem açúcar; pastas de banana com gengibre, de cacau e de batata doce; queijo e manteiga de produção artesanal; café, sucos de cajá e de cupuaçu. Tudo feito com muito carinho por Juliana de Medeiros Diniz, idealizadora da Cozinha Comunitária Colher de Pau, em Magé, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro.

Dona Juju, como é mais conhecida, produz 21 tipos de geleias em compota, com sabores que vão desde goiaba até combinações mais exóticas e sofisticadas, como manga com pimenta e laranja com especiarias. Cozinheira habilidosa e criativa na elaboração de receitas, ela sabe aproveitar toda a variedade oferecida pelas mais de 90 espécies frutíferas, legumes e hortaliças que cultiva no seu terreno para oferecer aos clientes outras iguarias, como bananada sem açúcar, goiabada cascão, banana-passa e farinhas de cascas e claras de ovos, jiló, berinjela, quiabo, inhame, batata doce e de maracujá.

A empreendedora rural costuma participar de feiras orgânicas e eventos da agricultura familiar para divulgar e vender seus produtos. “Estou sempre na feira orgânica da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e em eventos maiores e nacionais. Inclusive participei de todas as edições da Feira Nacional da Agricultura Familiar (Fenafra)”, destacou.

FONTE: ASCOM CEASA/RJ

Confira mais noticias sobre a UNACOOP