Litro de luz promove ações para iluminar quilombos do Rio de Janeiro

Foto: Arquivo Litro de Luz

Presente em mais de 15 países, a Litro de Luz é uma organização que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis de iluminação e empoderamento de agentes de transformação.

Atuação no Brasil

No Brasil, atua nas cinco regiões do País contando com o apoio de 200 voluntários e outros funcionários contratados que trabalham, inclusive, na gestão da organização.

De acordo com Caio Reis, voluntário da Litro de luz, a organização tem levado iluminação para as comunidades que não têm iluminação dentro ou fora de casa, seja por meio de postes fixos ou de lampiões à base de energia solar.

“Nosso principal objetivo é empoderar o morador sobre tecnologia solar. Todo o processo é construído junto com eles. Montamos o poste e o lampião em conjunto com as comunidades, após passarem por oficinas. É um serviço também de formação de embaixadores do Litro de Luz e fortalecimento de comunidades tradicionais. É uma ação que impacta nos estudos dos jovens, na segurança destes locais e no dia-a-dia, em geral”, disse Caio.

Recentemente, os Quilombos Santa Justina e Santa Isabel, em Mangaratiba, foram contemplados com este serviço.

A União de Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do RJ (Unacoop) é parceira da Litro de Luz na parte de articulação junto às comunidades.

Quilombo Alto da Serra

No dia 30 de setembro deste ano, a Litro de Luz realizou uma ação no Quilombo Alto da Serra, em Rio Claro, em parceria com a empresa Karoon Energy. Foram doados 51 lampiões e instalados 15 postes que vão iluminar toda a ancestralidade daquela comunidade.

Foto: Arquivo Litro de Luz

“Trata-se de uma atividade em um território étnico-racial que representa a resistência ancestral. A comunidade é formada pela união das famílias Leite e Antero, descendentes de trabalhadores escravizados nas antigas fazendas de café. E juntos, estamos iluminando não apenas seu território, mas também trazendo luz às suas histórias e tradições” finalizou o representante da Litro de Luz.

Foto: Arquivo Litro de Luz

Para Valéria Cristina da Silva Leite, professora e moradora do Quilombo Alto da Serra, a ação da Litro de Luz foi bastante produtiva. “Como uma das embaixadoras, posso garantir que, para nós, foi algo que trouxe conhecimento tanto da tecnologia, que é a energia de luz solar, quanto a consciência do quanto somos capazes de fazer coisas novas. Agora podemos usar o lampião dentro de casa e passamos a ter iluminação externa com os postes beneficiando nossas ruas, que eram escuras. Tenho muito a agradecer a todos da equipe que estiveram aqui, também pela união promovida entre os moradores do quilombo”.

Outro ponto ressaltado por Valéria é que trata-se de uma energia limpa, ou seja, um serviço que segue as diretrizes de preservação do meio ambiente.

Por Larissa Machado

Confira mais noticias sobre a UNACOOP