MDS lança projeto Busca Ativa no Rio de Janeiro e reforça a importância da Agricultura Familiar

A cidade do Rio de Janeiro recebeu no último sábado (13), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, para o lançamento do projeto Busca Ativa, realizado em parceria com a ONG Ação da Cidadania. A ação tem como objetivo identificar e alcançar brasileiros em situação de vulnerabilidade, garantindo acesso a benefícios, serviços e programas sociais do Governo Federal.

Na ocasião, Wellington Dias visitou as instalações da sede da Ação da Cidadania e teve a oportunidade de conhecer sobre o funcionamento da Cozinha Solidária da ONG, além de sua horta urbana e demais atividades. Em sua fala, o ministro ressaltou a importância da parceria entre a agricultura familiar e entidades voltadas para atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio de políticas públicas a exemplo do Programa de Aquisições de Alimentos (PAA).

O ministro explicou que para combater a fome é necessário, em primeiro lugar, além de colocar as pessoas que preenchem requisitos do Cadastro Único – que abre porta para 38 programas junto com o Bolsa Família – também é preciso cuidar da produção de alimentos saudáveis. “Ressalto a importância de entidades como a Unacoop e tantas outras, incluindo associações e cooperativas de pescadores, de mulheres, dentre outras. Temos o PAA e outros tantos programas que beneficiam tanto o pequeno produtor rural, quanto pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar”.

Margarete Teixeira, gerente geral da Unacoop, relembrou o início desta parceria de sucesso. “Nossa parceria com a Ação da Cidadania começou na época do programa Fome Zero, quando Betinho ainda estava vivo com a doação totalmente gratuita do excedente de alimentos da Unacoop. Naquele tempo, ainda não tínhamos o PAA”.

“Durante a Pandemia de Covid-19, a ONG passou a comprar nossos alimentos incentivados por pessoas próximas a eles e que participavam, juntamente comigo, de Conselhos ligados à segurança alimentar e nutricional. Foi muito marcante para nós quando iniciaram a compra direta conosco! Em 2022/2023, quando surgiu a oportunidade de incluí-los no PAA da Conab, pensei de imediato em retribuir o que fizeram por nós em tempos tão difíceis, como foi o da Pandemia. E hoje, eles estão com sua Cozinha Solidária fortalecida e levando alimentação saudável para quem mais precisa”, ressaltou Margarete Teixeira.

Em 2020, a Unacoop vendeu 18 toneladas de alimento para a Ação da Cidadania, resultando em um total de, aproximadamente, R$ 200 mil. Esta média se manteve em 2021 e foi aumentando. Atualmente, nosso PAA com a ONG é de 77 toneladas/ano; totalizando cerca de R$ 20 mil/mês. Além do que já compram da Unacoop de forma direta para a Cozinha Solidária.

“Agradeço à gestão atual do país por sempre fortalecido nossa agricultura familiar por meio de seus programas. Fico feliz em estar próxima do ministro Wellington, porque vejo nele o compromisso de trabalhar tanto por quem produz os alimentos, quanto por quem precisa deles”, disse a gerente geral da Unacoop.

Sobre o acesso a políticas públicas, Wellington falou ainda sobre a importância de manter o Cadastro Único atualizado, pois ele permite acesso a mais de 30 programas sociais do Governo Federal, como Minha Casa, Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Por Larissa Machado

Confira mais noticias sobre a UNACOOP