Pesca Artesanal em Itaperuna

O Programa Rio Rural é um programa da Secretaria Estadual de Agricultura e desenvolveu um projeto piloto para incentivo à pesca artesanal, que foi implantado em Itaperuna. Prefeitura Municipal de Itaperuna, Emater Rio, Fundação Instituto da Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e Colônia de Pescadores Z-20, instalada na comunidade Ponte Preta, são parceiros neste projeto que está alcançando o segundo lote de quatro. A colônia Z-20 abrange pescadores de várias cidades do Noroeste Fluminense. Pescadores das comunidades Ponte Preta e Nossa Senhora da Penha são associados à colônia. Comunidade Ponte Preta e Nossa Senhora da Penha estão sendo as primeiras a serem beneficiadas, simultaneamente, com o Programa Rio Rural.

O Prefeito Municipal de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues, sabe a importância da pesca no município e quer trabalhar ainda mais para o crescimento desta colônia e de outras também. “O alimento tão nutritivo e fundamental para a nossa saúde não pode ser deixado de lado. A pesca em Itaperuna é tão importante, pois estes pescadores estão conseguindo vender para a prefeitura o que eles pescam.” O pescado é servido na merenda escolar do município. O alimento é fonte saudável, enrique o cardápio nas escolas, beneficiando a saúde e o melhor desempenho nos estudos.

O Secretário Municipal de Agricultura, Luiz Abertos Martins Azevedo, ajuda na orientação para execução do Programa Rio Rural em Itaperuna. Luiz Alberto esclarece como os pescadores participam do projeto e recebem ajuda financeira para produção de barco, rede e também freezers para armazenamento do pescado. Até dezembro passado, Luiz Alberto foi supervisor local da Emater-Rio e técnico executor do Rio Rural.

Outro ponto importante do Projeto Rio Rural, que a Prefeitura Municipal de Itaperuna faz questão de apoiar, é o compromisso, que os pescadores beneficiados, precisam ter com o meio ambiente. Ao receberam R$2 mil para comprar o material de pesca (tanto para construir as redes e as tarrafas quanto para construir os barcos, e o freezer), eles precisam proteger a área ambiental em que vivem. No caso de Itaperuna, a construção de um cemitério para abrigar resto de pesca como anzol e rede que serão descartados. Além de cuidarem da mata ciliar e recolher o lixo encontrado nas margens.

Das famílias de pescadores beneficiadas, dois irmãos estão investindo também no turismo rural em Itaperuna. Eles arrendaram um restaurante que fica na comunidade Ponte Preta e servem, aos fins de semana, peixes de diversas formas. Outro jeito de gerar renda na família.

Reportagem: Departamento de Comunicação Prefeitura de Itaperuna
Crédito para fotos: Marcelo Nunes Pereira

[vgallery ids=”117,116,115,114,113,112,111,110,109,108,107″]

Confira mais noticias sobre a UNACOOP