Prefeitura dá posse aos novos membros do Consea-Rio

Na última quarta-feira (31), a prefeitura do Rio de Janeiro deu posse aos novos membros do Consea deste município em solenidade realizada na Unirio após sessenta dias de um trabalho efetivo da Comissão Eleitoral deste conselho. A Unacoop está entre as entidades eleitas que tomaram posse, tendo como representante titular sua gerente geral, Margarete Teixeira, e como suplente, Michael Vidal, funcionário da Unacoop e filho de agricultores familiares.

O Consea-Rio é formado por 32 Conselheiros de sociedade civil entre titulares e suplentes e 16 conselheiros governamentais também entre titulares e suplentes. Dentre os eleitos do poder público, estava na solenidade a Secretaria de Promoção Social que apresentou os programas e políticas que estão sendo desenvolvidas na cidade do Rio de Janeiro, a exemplo do apoio aos abrigos, oferta de cozinhas comunitárias, restaurantes populares, dentre outros. Um trabalho que anda de mãos dadas com a busca pela garantia de segurança alimentar e nutricional, proposta pelo Consea.

“A resistência do Consea é importantíssima nesse contexto da segurança alimentar, uma vez que estamos enfrentando desafios ocasionados até mesmo por parcela do setor público que não tem dado o devido apoio a essa construção desde que o governo federal encerrou as atividades de vários conselhos nacionais, a exemplo do Consea. Uma ação que compromete a luta em defesa da segurança alimentar para todos os cidadãos”, enfatizou Margarete Teixeira.

A gerente geral da Unacoop falou ainda sobre o grupo do conselho formado por universidades, por organizações da sociedade civil, comunidades religiosas, além de outras entidades. “Esse grupo é forte nesse trabalho; é forte na condução das atribuições adquiridas quando foram eleitos para o desenvolvimento de ações que fortaleçam a garantia do alimento a quem mais precisa”.

“Vale ressaltar a gestão de Izabel Jóia, que se despede. Foram dois anos conduzidos de maneira democrática e conjunta com todos os membros deste conselho. Também foi de grande importância o apoio da Secretaria Executiva do Consea, equipe disponibilizada para assessorar todos os trabalhos decididos em assembleias pela Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS)”, completou Margarete.

Por fim, os novos membros do Consea vão eleger o novo presidente deste conselho que irá coordenar os trabalhos por dois anos.

As Assembleias Gerais, que acontecem toda segunda terça-feira de cada mês, voltaram a ser presenciais e qualquer cidadão pode participar com sugestões para melhorias no controle social e para garantia da qualidade dos alimentos e da segurança alimentar da população.

Por Larissa Machado

Confira mais noticias sobre a UNACOOP