Representantes da produção familiar apresentam propostas ao novo secretário de agricultura

A Secretaria de Agricultura do Rio de Janeiro está sob a gestão do Dr. Flávio Campos, médico e ex-prefeito de Paracambi. Na última quinta-feira (09), o secretário recebeu no auditório da Pesagro-Rio, em Niterói, organizações da agricultura familiar das regiões Metropolitana, Serrana e Costa Verde, além de representantes de sindicatos rurais da Região Serrana, de secretarias municipais de agricultura e da União de Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais (Unacoop) para ouvir as solicitações, bem como apresentar projetos desta pasta.

O grupo de agricultores e entidades relacionadas apresentaram propostas como remanejamento do recurso para agricultura, a liberação dos recursos direcionados ao desenvolvimento rural sustentável e o seu direcionamento de forma direta aos produtores, a exemplo do programa Rio Rural.

Houve ainda uma fala enfática de representantes do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRUS) e da Associação de Agricultores Biológicos (ABIO) sobre os recursos disponíveis na SEAPPA para a implementação do Plano Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, de Agroecologia e de Produção Orgânica (PLEAPO), fundamental no processo de transição da produção tradicional para a orgânica e agroecológica.   Foi defendido que os valores precisam apoiar, diretamente, os produtores com recursos para investimentos.

Também foi solicitada reestruturação da EMATER-RIO, incluindo seus escritórios e equipamentos, para que o mesmo possa continuar atendendo a agricultura familiar de forma a contribuir para o desenvolvimento desta atividade.

Outros gargalos apontados foram sobre a necessidade de segurança policial próximo às comunidades rurais em decorrência do histórico de agressão, principalmente, às mulheres destas localidades.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) também foi citado, durante a reunião pelos representantes da agricultura familiar. O pedido foi para fortalecer a compra institucional, por meio da implantação do PAA Institucional do Estado, visando o melhoramento de escoamento da produção em todo o território fluminense.

Dentre as demandas apresentadas a Dr. Flávio está a solicitação para a criação do Fundo de Apoio ao Agricultor Familiar Estadual como maneira de garantir apoio à agricultura familiar, principalmente em momentos de intempéries da natureza como fortes chuvas ou estiagem.

De acordo com a gerente geral da Unacoop e membro da Câmara Técnica de Agricultura Orgânica e Agroecologia (CTAOAE) do CEDRUS, Margarete Teixeira, o encontro com o secretário de agricultura do Rio de Janeiro foi muito promissor. “Fomos muito bem recebidos pelo dr. Flávio e sua equipe. Foi um momento de apresentar as principais demandas deste setor tão importante para o estado. Estamos certos de que estamos lidando com um gestor que vai olhar por nós e não vai medir esforços para ajudar a desenvolver a agricultura familiar no estado”, finalizou Margarete Teixeira.

Por Larissa Machado

Fotos: ASCOM SEAPPA e Anaíza Teixeira

Confira mais noticias sobre a UNACOOP