Secretaria de Agricultura leva Educação Sanitária às Escolas Rurais

ESCOLAS ESTADUAIS RJ

Com os fim das férias escolares, a Secretaria Estadual de Agricultura e a Superintendência de Defesa Agropecuária vão capacitar professores do ensino fundamental da área rural para que possam implantar o Projeto Educação Sanitária nas Escolas Rurais, por intermédio dos 27 Núcleos de Defesa Agropecuária distribuídos no estado, por meio da aplicação de material educativo sobre os temas: febre aftosa, raiva, brucelose, tuberculose, alimentos seguros, teníase, agrotóxicos e destino das embalagens. Os principais aspectos socioeconômicos das doenças como seus sinais clínicos, transmissão, riscos, manejo na vacinação dos animais, prejuízos e prevenção serão esclarecidos; bem como alimentos saudáveis e a importância do uso correto dos agrotóxicos e destino das embalagens em prol do meio ambiente e da saúde coletiva.

Após a capacitação, os professores passam a inserir os temas para os alunos nas disciplinas ministradas como: ciências, português e arte. Todo material didático é disponibilizado pela secretária. No fim do ano letivo, alunos e professores recebem um certificado e os melhores trabalhos serão premiados.

As escolas interessadas em participar da capacitação de professores já estão fazendo as inscrições, que podem ser feitas no Núcleo de Defesa Agropecuária, em seus respectivos municípios, ou na Coordenadoria de Educação Sanitária, na sede da Secretaria de Agricultura, em Niterói.

No ano de 2019, onze municípios aderiram ao projeto, 30 escolas participaram, 52 professores foram capacitados e 628 alunos do ensino fundamental formaram-se e receberam os kits com livros específicos sobre os temas abordados.

De acordo com o secretário Marcelo Queiroz, um dos objetivos do projeto nas Escolas Rurais é possibilitar um maior conhecimento sobre sanidade agropecuária aos alunos do ensino fundamental. “Além de criar multiplicadores dos temas abordados, queremos que o aluno leve o que aprendeu em sala de aula aos seus familiares, difundindo noções de saúde coletiva através do estímulo à leitura. Além de despertar o interesse dos jovens pela permanência no campo, entre outros,” explicou o secretário.

As inscrições estão abertas até o dia 15 do mês de março. A sede da Coordenadoria de Educação Sanitária fica localizada na Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca, Niterói – RJ.

Fonte: ASCOM Secretaria de Agricultura do RJ

Confira mais noticias sobre a UNACOOP