Sesc-RJ homenageia Unacoop e outras entidades pela parceria com o programa Mesa Brasil

O Sesc-RJ realizou um evento, na última segunda-feira (06), para homenagear os parceiros do programa Mesa Brasil, voltado para o combate da fome e do desperdício de alimentos. A União de Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais Usuárias do Pavilhão 30 (Unacoop) foi uma das entidades agraciadas.

A celebração contou com a presença do presidente da agência da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, Rafael Zavala Gomez e foi animada pelo sambista Diogo Nogueira.

A gerente geral da Unacoop, Margarete Teixeira, contou que todos os anos esta festa acontece e que, de uns anos para cá, ganhou uma proporção muito grande. “Tivemos a presença de muitas pessoas ilustres e um belíssimo show. Foi um momento de reconhecimento pela parceria que a agricultura familiar, bem como outros setores, têm com o programa. A Unacoop pretende fortalecer cada vez mais a relação de cooperação com o Sesc-RJ”.

Mesa Brasil

De janeiro a outubro deste ano, o programa registrou, aproximadamente, de 1,4 mil toneladas de alimentos arrecadados junto a 138 parceiros. Os donativos foram revertidos a 526 entidades socioassistenciais, que complementaram mais de 8 milhões de refeições, beneficiando cerca de 106 mil pessoas em todas as regiões do estado. Criado em 2000, o Sesc Mesa Brasil RJ atua por meio da coleta de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para o consumo, doados por empresas parceiras, que são distribuídos para organizações sociais de atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Educação

Além da coleta e entrega de alimentos, o Sesc Mesa Brasil promove a capacitação de instituições sociais, com orientações sobre aproveitamento integral dos alimentos, o armazenamento adequado dos produtos, técnicas de preparo e receitas criativas, entre outras questões relativas educação alimentar e nutricional, valorizando assim, conceitos de cidadania, sustentabilidade e segurança alimentar.

Por Larissa Machado

Confira mais noticias sobre a UNACOOP