SINDAF-NF tem novo presidente e passará a emitir CAF

Leomir Correia, novo presidente do SINDAF-NF

O Sindicato dos Agricultores Familiares de Nova Friburgo (SINDAF-NF), região Serrana do Rio de Janeiro, realizou no último dia 21 eleição para nova diretoria executiva e Conselho Fiscal para o mandato de 2024 a 2027.

Foi eleito como novo presidente do SINDAF, Leomir da Silva Correia, diretor financeiro da União de Associações e Cooperativas Usuárias do Pavilhão 30 (Unacoop) e também presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade de São Lourenço (Aprosol).

“Fico feliz em ter sido escolhido como presidente deste sindicato. É uma forma de reconhecimento pelo trabalho e pela minha história na agricultura familiar. Vamos trabalhar no sentido de orientar os produtores e contribuir, como for possível, para o desenvolvimento desta atividade no nosso município”, disse Leomir Correia.

Emissão de CAF

De acordo com o novo presidente do SINDAF-RF, uma das conquistas desta entidade da Sociedade Civil é a emissão do Cadastro do Agricultor Familiar (CAF), antiga DAP. “Dentro de, aproximadamente, 60 dias estaremos emitindo este documento tão importante para o agricultor. Sem dúvidas, é um grande avanço para nós”.

Festa do Produtor Rural

Há seis anos, a Aprosol realiza a Festa do Produtor Rural de Nova Friburgo para comemorar o Dia do Agricultor (28 de julho), mas também é uma oportunidade de fortalecer a economia local, bem como apresentar a força da agricultura familiar daquele município e região. Essa edição vai acontecer de 4 a 7 de julho, e terá o apoio da prefeitura de Nova Friburgo, por meio de sua Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

“Será um grande ano para realizarmos nossa já tradicional festa. Teremos a união de forças da Aprosol, da prefeitura local e também do SINDAF-NF”, enfatizou Leomir.

Sobre o novo presidente do SINDAF-NF

Nascido e criado em Nova Friburgo, Leomir da Silva Correia herdou de seu pai e de seu avô o ofício da Agricultura Familiar. “A gente aprendeu a sobreviver da agricultura e nós gostamos de estarmos inseridos nela pelo esforço que dedicamos, mas também por essa atividade nos possibilitar sermos donos de nós mesmos.

Em sua propriedade, o novo presidente do SINDAF-NF cultiva repolho, beterraba, cebolinha, salsinha, abóbora sergipana e melancia. Casado, pai de um casal de filhos e avô da Luíse – xodó da família – ele reforçou a satisfação em estar representando, em mais um espaço, a sua categoria.

Por Larissa Machado

Confira mais noticias sobre a UNACOOP