Unacoop, Estado e empresas privadas fortalecem Agricultura Familiar do RJ em momento de crise

FRUTAS SELECIONADAS

A agricultura familiar do Rio de Janeiro, bem como outros setores, tem sofrido com a crise causada pela pandemia da Covid-19. Visando minimizar estes danos, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPPA) adotou medidas de suporte a pequenos produtores como a criação de uma parceria com redes de supermercado do estado, que já estão adquirindo produtos oriundos do sistema familiar.

Para isso, o estado conta com o apoio de entidades ligadas ao meio rural como a União de Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do RJ (Unacoop), composta, atualmente, por cerca de 15 mil famílias associadas. A entidade está atuando como intermediadora deste processo.

De acordo com o secretário de agricultura do RJ, Marcelo Queiroz, a Unacoop está sendo uma grande parceira da SEAPA auxiliando na cadeia produtiva. “A entidade está nos colocando em contato direto com estes agricultores e, neste momento de crise, é muito importante que todos se ajudem em prol da agricultura familiar do estado”, enfatizou o secretário.

Marcelo Queiroz disse ainda que esta parceria vai possibilitar que os pequenos produtores rurais disponibilizem seus produtos nestes estabelecimentos. “Através da nossa ajuda eles poderão fazer a venda direta para estas grandes redes, aumento o escoamento de sua produção”.

A gerente geral da Unacoop, Margarete Teixeira, ressaltou a importância do apoio do governo do estado em ações de valorização da produção local familiar. “O produtor do RJ deseja não somente comercializar seu produto, mas ter também o reconhecimento pelo seu trabalho. Esta parceria, entre estado e redes de supermercado, vem dar o apoio tão necessário à agricultura familiar fluminense. É a oportunidade de mostrar que o Rio de Janeiro tem uma produção de qualidade e quantidade expressiva”.

Os produtores interessados em vender para redes de supermercados parceiras nesta ação devem atender a alguns requisitos como: ter produtos com rastreabilidade, disponibilizar código de barras, informar a quantidade e a periodicidade de fornecimento, dentre outros. Para facilitar este processo, a SEAPPA e a Unacoop estão disponibilizando canais para tirar dúvidas e realizar cadastro. São eles: seappa@agricultura.rj.gov.br e unacoop@unacoop.org.br .

“Estamos abrindo diversas frentes que, certamente, ficarão como um legado para estes agricultores. Estes canais de venda direta vão continuar após esta crise e vão ajudar ainda mais na venda e no sucesso dos negócios do campo. A agricultura do RJ é forte e vai superar este momento se reinventando e produzindo ainda mais”, afirmou Marcelo Queiroz.

PRORROGAÇÃO DO AGROFUNDO

Outra medida apoiada pela Secretaria de Estado da Agricultura é a prorrogação, em 180 dias, do pagamento ao Agrofundo, que é um fundo de empréstimo de capital a juros baixos para agricultores familiares. Com isso, os produtores que tiverem parcelas a vencer neste ano, entre 01/01 e 30/06 poderão solicitar a prorrogação do prazo através do e-mail agrofundo.rio@gmail.com .

PLATAFORMA VIRTUAL A SERVIÇO DA PRODUÇÃO FAMILIAR

A plataforma virtual JAEÉ é mais um mecanismo de escoamento da produção familiar apoiado pelo governo do estado do RJ. Este canal oferece a venda online de cestas de frutas, verduras e legumes compradas de pequenos agricultores e entregues direto ao consumidor final.

 Nesta ação, a SEAPPA vai promover o contato entre produtores e a equipe JAEÉ. Trata-se de produtos do campo direto para a mesa do consumidor, resultando em mais qualidade, preços mais baixos e maior praticidade, uma vez que a mercadoria é entregue em domicílio.

“É muito importante para o agricultor familiar ter um canal de venda que garanta a comercialização do seu produto. Estamos em um momento em que toda ajuda é muito bem-vinda”, finalizou Margarete Teixeira, gerente geral da Unacoop.

Por Larissa Machado

Confira mais noticias sobre a UNACOOP