Unacoop esteve com Ministro do MDA e ressaltou a importância do recurso próprio para CONAB

O Rio de Janeiro recebeu, na última sexta-feira (05), o ministro de desenvolvimento agrário e agricultura familiar, Paulo Teixeira, onde participou de agendas na sede regional do INCRA e na superintendência do MAPA-RJ. Foram oportunidades de conversar com servidores e tratar com representantes de movimentos sociais do campo.

A gerente geral da União de Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do RJ (Unacoop), Margarete Teixeira, esteve com o ministro em chá da tarde no MAPA-RJ, juntamente com outros representantes da agricultura familiar, da Embrapa, Fiocruz, Emater e sociedade civil organizada.

Margarete falou ao ministro sobre a importância do retorno do MDA, bem como da coordenadoria deste ministério no Rio de Janeiro, tendo como coordenador Victor Tinoco. “Somos inteiro gratidão pela atenção dada por Paulo Teixeira ao nosso estado, com esta série de agendas administrativas aqui. A última vez que um ministro veio ao Rio foi em 2004, quando houve a titulação de terras no Quilombo da Marambaia, em Mangaratiba”, relembrou.

“Cada Órgão, cada entidade que estava ali, tem um papel fundamental no fortalecimento da nossa produção familiar. Sobre as comunidades tradicionais do Rio de Janeiro, fico feliz em saber que a pesca está, novamente, sendo vista e que, nós da Unacoop, estamos pleiteando uma vaga para a cooperativa de mulheres “Arte Peixe”, de São João da Barra, como membro do Conselho Estadual de Nutrição e Segurança Alimentar (CONSEA-RJ). A pesca, no estado, ainda possui muitos gargalos, mas, juntos, e com o apoio do MDA, trabalharemos para seu pleno crescimento, disse Margarete.

A representante da Unacoop ressaltou ainda a importância do retorno do recurso próprio para a CONAB, para que a agricultura familiar não dependa apenas de emenda parlamentares.

O ministro, em sua fala, mencionou o lançamento do Plano Safra, que vai trazer novos apoios para a agricultura familiar. “Deremos um incentivo, de maneira mais expressiva, para o processo de transição da agricultura tradicional para a agroecologia e ainda o incentivo à modernização da produção familiar”.

“A sustentabilidade ambiental consta tema transversal do governo federal e foi tratada durante o encontro. “Nosso objetivo é que a principal política de fomento à produção rural brasileira induza à adoção de práticas produtivas orientadas à sustentabilidade ambiental e à expansão da agricultura de baixo carbono, por meio de incentivos financeiros, destacadamente a concessão de crédito com taxas de juros reduzidas”, enfatizou Paulo Teixeira.

Ao final do encontro, a representante da Unacoop presenteou o ministro Paulo Teixeira e o coordenador do MDA-RJ, Victor Tinoco, com ponkan e caqui, produtos desta época na agricultura do Rio de Janeiro.

Por Larissa Machado

Confira mais noticias sobre a UNACOOP