Unacoop realiza capacitação no interior e recebe demandas da agricultura familiar

A União de Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do RJ (Unacoop) esteve na última semana nas regiões Norte, Noroeste e Serrana do estado se reunindo com entidades da agricultura familiar realizando oficina e recebendo demandas dos produtores.

Arte Peixe

Na primeira etapa, a Unacoop visitou a Cooperativa Arte Peixe, administrada integralmente por mulheres da Comunidade Atafona, município de São João da Barra, que atuam com produtos beneficiados da pesca e, atualmente, também possuem um grupo de artesãs.

Na oportunidade, a gerente geral da Unacoop, Margarete Teixeira, realizou uma capacitação para as mulheres da Arte Peixe sobre gestão administrativa, por meio da empresa TEA Serviços, e a convite da Cooperativa Cultiva. “Fiquei muito feliz com o chamamento para ministrar esta oficina para um grupo tão especial como é o da Arte Peixe. Também falamos sobre a emissão de nota fiscal e acesso a políticas públicas”.

Ponto de Pergunta

A segunda parada foi no escritório regional da Unacoop no Ponto de Pergunta, em Itaocara. A ação teve o apoio de comunidades associadas à entidade, como a Associação de Moradores Produtores e Amigos D’ Intupição – AMPAI, Associação Guarany, Associação Olho D’Água e equipe de funcionários da CEASA naquele município.

Foi um momento de falar sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Conab e tirar dúvidas dos produtores daquela região e ainda explicar a metodologia para logística das assinaturas necessárias para o trabalho.

A Emater também apoiou o evento com infraestrutura e abordou temas como renovação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) que, hoje, ao ser renovada torna-se Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

“Neste encontro, os produtores falaram sobre a dificuldade de acessar crédito no Rio de Janeiro e os ajustes necessários no Seguro Safra do nosso estado, pois grande parte do que produzimos não é contemplado. No mesmo tema, foi colocado pelos presentes que os seguros inseridos no crédito aumentam bastante no valor final. Também houve relatos de entraves para o acesso à Nota Fiscal Fácil, processo já utilizado pela agricultura familiar em outros estados, enquanto no Rio de Janeiro ainda não está liberado. Na primeira oportunidade, encaminharei estas demandas às Câmara Técnicas competentes”, ressaltou a gerente geral da Unacoop.

Estiveram presentes agricultores familiares de São Francisco de Itabapoana, São Sebastião do Alto, Itaocara e São Fidélis.

Janela das Andorinhas

O roteiro de visitas encerrou na Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade Janela das Andorinhas – Aprojan, em Nova Friburgo. As pautas foram sobre como os projetos do PAA da Conab serão executados, e ainda sobre a parte burocrática na entrega e recebimento dos produtos, além da Assembleia Geral Ordinária da Unacoop – Exercício 2023, a ser realizada em Nova Friburgo, em abril deste ano.

“A comunidade vai sediar a Assembleia, que vai acontecer durante a safra do caqui, principal produto da localidade. Vamos aproveitar para visitar as áreas de produção”, finalizou Margarete Teixeira.

Por Larissa Machado

Confira mais noticias sobre a UNACOOP