Unacoop se reúne com MDS para novas parcerias de fomento à Agricultura Familiar do RJ

A gerente geral da União de Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do RJ (Unacoop), Margarete Teixeira, se reuniu dia 06 de fevereiro, em Brasília, com o Ministro de Desenvolvimento Social, Wellington Dias, para tratarem sobre o apoio à agricultura familiar fluminense por meio do fortalecimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no estado do Rio de Janeiro e ainda sobre o fomento de Cozinhas Solidárias neste estado.

Em sua fala, o Ministro Wellington Dias afirmou que foram acertadas condições com a Unacoop para melhorar parcerias já existentes como, por exemplo, o PAA. “No caso do Rio de Janeiro, entidades que serão apoiadas pela CONAB e que terão o acompanhamento da equipe do MDS para garantir as condições de fortalecer a parceria atual e ainda poder abrir portas para outras novas. Também contarei com a área da inclusão produtiva pra gente estimular a ampliação de produtores de variadas áreas”.

“Somos uma entidade que reúne diversas categorias de agricultores familiares como assentados, quilombolas, pescadores artesanais, indígenas, entre outros. Nossa ideia é fortalecer cada vez mais a agricultura familiar com qualidade, diversidade e sustentabilidade”, disse Margarete Teixeira.

Também participaram da reunião, Camille Sahb (Dir. do departamento de Promoção da Inclusão Produtiva Rural da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS) e Luiz Carlos Everton (Sec. de Inclusão Socioeconômica do MDS).

Luiz Carlos informou que a pasta pretende estabelecer um programa de treinamento para os pequenos produtores rurais associados à Unacoop e também capacitar as equipes que atuam nas Cozinhas Solidárias.

“Foi uma honra para nós, da Unacoop, termos sido recebidos pelo ministro Wellington Dias. O pensamento desse governo, o pensamento do MDS, é o mesmo pensamento da agricultura familiar e da diretoria da Unacoop. Precisamos ajudar quem precisa; tanto o produtor no planejamento e no escoamento da sua produção, como as comunidades com vulnerabilidade social no combate à fome. Estaremos presente em todos os momentos necessários para fortalecer essas duas pontas do nosso estado”, afirmou a gerente geral da Unacoop.

A entidade atua, diretamente, na produção familiar há 31 anos. Atualmente, conta com cerca de 15 mil famílias associadas e tem representação em 75 municípios do estado Rio de Janeiro.

Por Larissa Machado

Confira mais noticias sobre a UNACOOP