UNACOOP teve contas aprovadas durante Assembleia Geral virtual

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A União de Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do RJ (UNACOOP) realizou, na última quinta-feira (23), sua tradicional Assembleia Geral para prestação de contas da entidade, referente ao exercício de 2019. Porém, o evento que, nos anos anteriores, era feito de forma presencial, este ano aconteceu de forma virtual, em decorrência dos efeitos da pandemia de Covid-19.

O Conselho Fiscal aprovou as contas da UNACOOP do exercício de 2019 e sugeriu alguns ajustes e demandas aprovados em assembleia para 2021. São elas:

  • Percentual de desconto sobre a comercialização do PAA, PNAE e outros com ajuste de 30% sobre os valores. O acréscimo de 10%, aprovado em assembleia, será para continuar custeando impostos federais e INSS do produtor. Desta forma, o percentual restante ficará para apoio de logística, embalagens e vai fortalecer o fundo para capacitação;
  • Criação do Centro de Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar, para facilitar as organizações que possuem DAP jurídica no fornecimento em centros urbanos;
  • Solicitação de valores diferenciados na cobrança de Condomínios para UNACOOP, por fazer a manutenção e a conservação do Pavilhão 30, além do trabalho social que executa, ao longo de seus 30 anos;
  • Atualização do Estatuto e do Regimento Interno da entidade com os novos serviços executados, atualmente, mediante as políticas existentes;
  • Fretes da roça para o Pavilhão 30, totalmente, custeados pelos agricultores e suas organizações.  Nas entregas urbanas, a UNACOOP fica com os custos.

Apesar da mudança no formato da assembleia, o evento foi bastante prestigiado por produtores familiares e autoridades como o secretário de agricultura do RJ, Marcelo Queiroz, a superintendente do MAPA, Renata Briatta, a superintendente da CONAB-RJ, Regina Célia, a secretária de cultura do RJ, Danielle Barros, a diretora da Sociedade Nacional da Agricultura, Sylvia Wachsner, e ainda representantes da CEDRUS, da Superintendência de Microbacias, do CPORG, Emater- Rio, ASPLANDE, CONRURAL, AEARJ e Cultiva Desenvolvimento Socioambiental.

Margarete Teixeira, gerente geral da UNACOOP, agradeceu pelo número expressivo de participantes e citou entraves a serem  solucionados. “Realizar a assembleia de virtual foi, para nós, um grande desafio. Isso, porque o formato virtual ainda é pouco dominado pela equipe da entidade e também por conta das diversas dificuldades tecnológicas ainda enfrentadas por quem mora na zona rural do estado do Rio de Janeiro. Contamos com a boa marca de 80 participantes, entre associados, parceiros e órgãos de apoio. Porém, alguns interessados em participar do campo ficaram sem sinal de internet. Em outras comunidades faltou energia durante a prestação de contas. São situações que precisam de atenção do poder público, afinal, são problemas que interferem também no armazenamento e/ou comercialização dos produtos da agricultura familiar”, enfatizou a gerente geral da UNACOOP.

“Apesar dos entraves, devido a internet precária de todos, se destacaram na prestação de contas as associadas  de Nova Friburgo: Janela das Andorinhas, São Lourenço, Buracada e Serra Velha. De Itaocara, a Associação de Moradores Produtores e Amigos D Intupição – AMPAI; de São Francisco de Itabapoana, a Associação Assentados Zumbi 4 e 5; e de Paracambi, a Associação Mutirão. Também marcaram presença, a Comunidade Quilombola da Marambaia, a Comunidade Quilombola Alto da Serra do Mar (Rio Claro), o Projeto Visão do Bem, a Associação de Moradores da Taquara e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paraty”, enfatizou Margarete.

A gerente geral ressaltou ainda o esforço e integração de toda a equipe da UNACOOP deste o processo de elaboração até a finalização desta assembleia.

 Por Larissa Machado

 

 

 

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