UNACOOP entrega 43 toneladas de alimentos para escolas públicas da zona norte do Rio

FOTO MT METRO III

A União das Cooperativas e Associações de Pequenos Produtores Rurais do Estado do Rio de Janeiro (UNACOOP) iniciou, nesta semana, a entrega de produtos da agricultura familiar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE/Estadual), para cinco escolas públicas da zona norte da cidade do Rio de Janeiro.

Ao todo, serão entregues mais de 43 toneladas de alimentos  com investimentos de R$ 270 mil para atender, até dezembro deste ano,  aproximadamente, 7 mil alunos das escolas C.E. Marechal João Baptista de Mattos (Coelho Neto), CIEP Brizolão 339 Mario Tamborindeguy (Irajá), CIEP Brizolão 323 Maria Werneck de Castro (Irajá), CIEP Brizolão173 Rainha Nzinga de Angola (Acari), Instituto de Educação Carmela Dutra (Madureira).

Para a Diretora Administrativa da Coordenadoria Regional Metropolitana III, Cristiane Medea Sampaio Cerqueira, o PNAE é um instrumento de complementação para a alimentação dos alunos. “Ele visa uma alimentação de qualidade e de periodicidade para todos os alunos da rede. Muitos deles ficam na escola para poder se alimentar, visto as dificuldades enfrentadas por famílias de baixa renda. A Alimentação é essencial para manter o jovem sadio e nutrido para se dedicar à sua vida acadêmica”, enfatizou a diretora do METRO III.

Cristiane disse ainda que “a agricultura familiar é um dos componentes mais brilhantes do PNAE, onde pequenos agricultores, associações, cooperativas podem fornecer a essas unidades itens com mais qualidade, frescor e de época direto para os cardápios da SEEDUC-RJ. Os diretores têm contato direto com esses grupos que fazem os contratos da Agricultura Familiar e também podem desenvolver projetos nutricionais junto à escola”.

A Diretora do METRO III declarou também que, geralmente, sua Regional recebia interessados em fornecer alimentos da agricultura familiar, mas ficavam longe da região central do município. “Fiquei extremamente feliz de ver a quantidade de cooperativados na UNACOOP e os grandes elogios feitos pelo município do Rio de Janeiro. Percebi ali, que seria uma parceria perfeita entre escola e agricultura familiar. Minha Regional tem 108 escolas na Região metropolitana, então quando recebo propostas para as escolas fico muito feliz que a parceria ocorra”.

A gerente geral da UNACOOP, Margarete Teixeira, falou sobre o planejamento elástico do PNAE, por parte do estado. “Questionei, em um evento, o porquê de o estado não começar a Chamada Pública ainda no segundo semestre, antes de fechar o ano, para não deixar nenhum período escolar sem cobertura do PNAE com produtos vindos da agricultura familiar. Como é feito, atualmente, o planejamento é para 52 semanas/ano, mas como as tratativas vão até o início do ano subsequente, só temos como atender 26 semanas/ano, ou seja, o segundo semestre”, finalizou Margarete Teixeira.

Autoria: Larissa Machado

 

Confira mais noticias sobre a UNACOOP