Fale Conosco: (21) 2471-9187 / 2471-7623
A cidade do Rio de Janeiro recebeu no último sábado (13), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, para o lançamento do projeto Busca Ativa, realizado em parceria com a ONG Ação da Cidadania. A ação tem como objetivo identificar e alcançar brasileiros em situação de vulnerabilidade, garantindo acesso a benefícios, serviços e programas sociais do Governo Federal.
Na ocasião, Wellington Dias visitou as instalações da sede da Ação da Cidadania e teve a oportunidade de conhecer sobre o funcionamento da Cozinha Solidária da ONG, além de sua horta urbana e demais atividades. Em sua fala, o ministro ressaltou a importância da parceria entre a agricultura familiar e entidades voltadas para atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio de políticas públicas a exemplo do Programa de Aquisições de Alimentos (PAA).
O ministro explicou que para combater a fome é necessário, em primeiro lugar, além de colocar as pessoas que preenchem requisitos do Cadastro Único – que abre porta para 38 programas junto com o Bolsa Família – também é preciso cuidar da produção de alimentos saudáveis. “Ressalto a importância de entidades como a Unacoop e tantas outras, incluindo associações e cooperativas de pescadores, de mulheres, dentre outras. Temos o PAA e outros tantos programas que beneficiam tanto o pequeno produtor rural, quanto pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar”.
Margarete Teixeira, gerente geral da Unacoop, relembrou o início desta parceria de sucesso. “Nossa parceria com a Ação da Cidadania começou na época do programa Fome Zero, quando Betinho ainda estava vivo com a doação totalmente gratuita do excedente de alimentos da Unacoop. Naquele tempo, ainda não tínhamos o PAA”.
“Durante a Pandemia de Covid-19, a ONG passou a comprar nossos alimentos incentivados por pessoas próximas a eles e que participavam, juntamente comigo, de Conselhos ligados à segurança alimentar e nutricional. Foi muito marcante para nós quando iniciaram a compra direta conosco! Em 2022/2023, quando surgiu a oportunidade de incluí-los no PAA da Conab, pensei de imediato em retribuir o que fizeram por nós em tempos tão difíceis, como foi o da Pandemia. E hoje, eles estão com sua Cozinha Solidária fortalecida e levando alimentação saudável para quem mais precisa”, ressaltou Margarete Teixeira.
Em 2020, a Unacoop vendeu 18 toneladas de alimento para a Ação da Cidadania, resultando em um total de, aproximadamente, R$ 200 mil. Esta média se manteve em 2021 e foi aumentando. Atualmente, nosso PAA com a ONG é de 77 toneladas/ano; totalizando cerca de R$ 20 mil/mês. Além do que já compram da Unacoop de forma direta para a Cozinha Solidária.
“Agradeço à gestão atual do país por sempre fortalecido nossa agricultura familiar por meio de seus programas. Fico feliz em estar próxima do ministro Wellington, porque vejo nele o compromisso de trabalhar tanto por quem produz os alimentos, quanto por quem precisa deles”, disse a gerente geral da Unacoop.
Sobre o acesso a políticas públicas, Wellington falou ainda sobre a importância de manter o Cadastro Único atualizado, pois ele permite acesso a mais de 30 programas sociais do Governo Federal, como Minha Casa, Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
Confira mais noticias sobre a UNACOOP