Fale Conosco: (21) 2471-9187 / 2471-7623

A União de Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais Usuários do Pavilhão 30 (Unacoop) recebeu, na última terça-feira (27), uma equipe do Projeto Mais Gestão Sudeste, iniciativa desenvolvida pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O encontro teve por objetivo dar continuidade à produção do Plano Estratégico de Ações da Unacoop para 2026.
A comitiva foi recebida pelo presidente da Unacoop, Jocimar de Oliveira Pacheco, e sua gerente-geral, Margarete Teixeira, que apresentou as instalações da entidade e, em seguida, expôs as principais demandas e desafios da gestão e da administração da Unacoop.
Na ocasião foram discutidas demandas relacionadas à implantação da nota fiscal eletrônica e à regularização de agroindústrias artesanais, como casas de farinha em Campos e São Francisco de Itabapoana, além da Cooperativa Arte Peixe, que atua há cerca de 30 anos no processamento do pescado.
Caráter produtivo
O presidente da Unacoop, Jocimar de Oliveira Pacheco, avaliou como positiva a visita do programa Mais Gestão, destacando o caráter produtivo do encontro e a troca de experiências sobre a trajetória da entidade. Segundo ele, a Unacoop se consolidou ao longo de mais de 30 anos como referência estadual, nacional e internacional na agricultura familiar.
Importância das parcerias
Jocimar ressaltou a importância das parcerias com instituições como MDA, Conab, Ceasa-RJ, governo estadual e prefeituras, além do papel da Unacoop na capacitação contínua dos agricultores. Para o dirigente, a iniciativa já contribui para 2026 o planejamento de e fortalece o desenvolvimento da agricultura familiar no Rio de Janeiro.
A gerente-geral da Unacoop, afirmou que a visita do programa Mais Gestão, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, representado pelo superintendente do MDA-RJ, Vitor Tinoco, teve como principal intuito a entrega do planejamento estratégico elaborado em reunião com a diretoria da entidade, realizada em 14 de janeiro, em Nova Friburgo. “Nos fez recordar quando, no passado, vários órgãos e instituições nos visitavam para conhecer o espaço e o trabalho que executamos ao longo de nossos 34 anos comemorando este ano”.
Fortalecimento de cooperativas de mulheres
Margarete Teixeira também destacou iniciativas voltadas ao fortalecimento de cooperativa de mulheres Trabalhadoras Rurais em Nova Friburgo, que poderão integrar o grupo de 11 cooperativas e associações selecionadas para o programa. “O trabalho já dá início a execução do que planejamos para 2026, dando continuidade às ações desenvolvidas nos anos anteriores”.
Trabalho conjunto
O coordenador do Mais Gestão Sudeste, Márcio Rogério, afirmou que o programa vai priorizar ações como sistemas de controles, gestão e o apoio às associações e cooperativas de produtores, dentro dos limites legais para evitar questionamentos futuros. Segundo ele, o trabalho será desenvolvido de forma conjunta, com estratégias para que associações e cooperativas se organizem e se inscrevam corretamente nos projetos.
Projeto-piloto
Márcio Rogério destacou que será implantado um projeto-piloto com planejamento estratégico, envolvendo também o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com uso de ferramentas de gestão e indicadores. A iniciativa deverá ser estendida a outros projetos, com foco em viabilizar as agroindústrias, garantir conformidade fiscal e apoiar a tomada de decisões, com previsão de novos encaminhamentos.
“Estamos, portanto, implementando um projeto-piloto com vocês, que será estendido aos demais onze projetos e às demais operações das associações e cooperativas. Acordamos com o MTE, que todos os atendidos devem ter um planejamento estratégico. Esse planejamento estratégico pode se transformar em plano de negócios, avaliação de viabilidade econômica, entre outras ferramentas. Para isso, os estudantes de administração disponibilizaram todos os documentos em formato editável”, ressaltou.
Demais presentes
Também estiveram presentes nesta visita técnica, Deivison Barbosa, engenheiro agrônomo do MDA-RJ, Maycon Santos, chefe de Divisão em exercício do MDA-RJ, Alberto Carmassi, coordenador-geral do Mais Gestão Sudeste, Ismael Soares Filho, extensionista do Mais Gestão Sudeste e Guilherme Furtado, professor integrante do Mais Gestão Sudeste com forte conhecimento em agroindústrias.
Por Larissa Machado
Confira mais noticias sobre a UNACOOP