Agricultura Familiar fluminense foi destaque no Rio Innovation 2025

A Agricultura Familiar fluminense tem conquistado cada vez mais espaço. O fortalecimento desta atividade foi visto por milhares de pessoas que visitaram o Pavilhão AgroRiw Tech, espaço reservado para a agricultura no Rio Innovation 2025 – considerada a maior conferência de inovação, tecnologia e empreendedorismo da América Latina e que aconteceu em agosto deste ano, no Píer Mauá (RJ).

Ao todo, o Pavilhão AgroRiw Tech contou com a participação de 47 expositores deste setor, sendo muitos destes, agricultores familiares que levaram seus produtos in natura ou mesmo itens de suas agroindústrias, a exemplo da Fumel, uma agroindústria familiar de Cachoeiras de Macacu que produz mel e derivados, além de bananadas orgânicas com e sem açúcar.

A produção familiar fluminense de café também teve destaque no RIW 2025.  É o caso da agroindústria Cafés Lira, que mantém a tradição de produzir café de alta qualidade desde 1918 na cidade de Porciúncula e que foi um dos expositores da agricultura familiar daquele grande evento. Também estiveram presentes produtores de laticínios, frutas, verduras, temperos, vinhos, cachaças, entre outros.

Vale ressaltar que a feira apresentou aos visitantes o que há de mais moderno em termos de maquinário voltado para pequenos, médios e grandes produtores rurais. O espaço Agro RIW Tech reuniu empresas, startups e pesquisadores que utilizam tecnologias como drones, inteligência artificial e biotecnologia para aumentar a produtividade e reduzir impactos ambientais com o viés da sustentabilidade.

Instituições

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do RJ (Pesagro) teve um espaço estratégico no RIW e apresentou tecnologias para fortalecer a agricultura familiar e a produção sustentável.

Por parte do Emater-Rio, houve a apresentação de produtos de agroindústrias de produtores atendidos por esta instituição. Eles mostraram que a inovação também nasce no campo, na pesca e em diversos outros lugares. Foi uma oportunidade de abrir novos mercados, fortalecer redes de relacionamento e dar visibilidade ao trabalho realizado na agricultura familiar do estado.

Já a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) participou do evento com stand próprio pela primeira vez, onde apresentou sua produção científica, tecnológica e empreendedora ao lado de startups, instituições públicas e privadas e representantes do ecossistema de inovação nacional.

Por Larissa Machado

Confira mais noticias sobre a UNACOOP