Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Rio de Janeiro elegeu propostas para o desenvolvimento da agricultura na cidade

A Subsecretaria de Agricultura do Município do Rio de Janeiro realizou, na última quinta-feira (27), a Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, no Sítio Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, reunindo produtores, representantes de movimentos sociais, técnicos e gestores municipais para debater diretrizes públicas para o campo carioca. O evento contou com a parceria da União de Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais Usuários do Pavilhão 30 (Unacoop), além da Fiocruz, Emater-Rio e Condraf.

Nos painéis e grupos de trabalho, os participantes concentraram suas propostas em eixos recorrentes nas conferências de desenvolvimento rural: fortalecimento da agricultura familiar e da economia solidária; promoção da agroecologia e práticas sustentáveis; ampliação de acesso a crédito e assistência técnica (EMATER) para pequenos produtores; garantia de mercados institucionais (PNAE/PAA) e melhoria das estratégias de  comercialização; políticas de apoio à juventude e à autonomia econômica das mulheres rurais; e ações voltadas à regularização fundiária, gestão da água e proteção ambiental. Essas prioridades refletem tanto o programa divulgado para a conferência quanto as pautas apresentadas em conferências municipais similares no estado, que serviram de referência na sistematização das propostas.

Ao final, as propostas serão sistematizadas para subsidiar as etapas estadual e nacional do processo de construção de políticas públicas rurais, seguindo as normativas deste evento. A coordenação anunciou a formação de relatórios técnicos e a eleição de delegados para representar o município nas próximas fases.

Na ocasião foram eleitos como delegados, dois titulares e um suplente, sendo uma titular de povos e comunidades tradicionais, que se enquadra nas categorias mulher e jovem; uma outra
titular da Associação AgroVargem, e Paulo Pereira, da Subsecretaria de Agricultura, como suplente.

O evento contou com 68 participantes, incluindo 27 da sociedade civil. Membros do Consea-Rio também marcaram presença na Conferência.

 

Por Larissa Machado

Confira mais noticias sobre a UNACOOP