Fale Conosco: (21) 2471-9187 / 2471-7623

A Plural Cooperativa realizou, na última sexta-feira (06), uma reunião com parceiros na Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que cedeu o espaço para a realização do encontro. Entre os objetivos esteve a apresentação institucional da Plural, vencedora de edital da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), no âmbito do programa Bem Viver, além do debate sobre a área de abrangência e a forma de atuação da cooperativa. A iniciativa tem o apoio da Superintendência do MDA-RJ.
Contrato de entidades
A Anater selecionou e contratou entidades privadas, com e sem fins lucrativos, credenciadas pela agência para a prestação de serviços relativos ao Programa ATER Bem Viver Centro-Oeste, Sudeste e Sul para produção, beneficiamento e comercialização de alimentos saudáveis, conservação e recuperação de biomas das dessas regiões, como instrumento para promoção do desenvolvimento rural sustentável.
Beneficiados
A expectativa é que 8.850 famílias agricultoras sejam beneficiadas pelo programa nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. No Rio de Janeiro, 350 famílias serão contempladas em 15 municípios da região Sul-Fluminense.
Presentes
O evento contou com a presença da superintendente do Incra, Maria Lúcia Pontes, do superintendente do MDA-RJ, Vitor Tinoco, além de representações da Emater, de entidades ligadas à agricultura familiar, a exemplo da Unacoop, e de autoridades políticas.
Plural Cooperativa
A Plural Cooperativa é uma cooperativa de trabalho, consultoria e serviços com mais de 25 anos de atuação em nível nacional. Sua atuação é voltada ao desenvolvimento sustentável, à economia solidária, à agricultura familiar e a projetos sociais. Com equipe multidisciplinar, a cooperativa desenvolve gestão de projetos de longo prazo, com foco em processos participativos, igualdade de gênero e desenvolvimento territorial, atuando em diversas regiões do país, com destaque para áreas da Mata Atlântica.
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Na ocasião, a Unacoop, informou que está articulando uma reunião com o Incra para tratar de ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar em assentamentos no estado do Rio de Janeiro. Segundo a superintendente do Incra, Maria Lúcia Pontes, o Órgão pretende continuar a supervisão dos lotes de reforma agrária para ampliar o acesso dos agricultores ao Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) e, consequentemente, aos créditos disponibilizados pelo instituto.
Parceria
Sobre a possibilidade de parceria com a Unacoop em ações de regularização documental dos assentamentos e em mutirões relacionados às notas fiscais eletrônicas, Maria Lúcia Pontes afirmou que a entidade pode aderir ao programa Terra Cidadã, que permite a atuação de organizações da sociedade civil junto ao Incra. Ela destacou ainda que está aberto o credenciamento de entidades parceiras para auxiliar na aplicação do crédito habitação do Incra.
Fotos: Maycon Santos
Por Larissa Machado
Confira mais noticias sobre a UNACOOP