Sec. Jair Bittencourt pretende firmar muitas parcerias com associações e cooperativas da agricultura familiar e da pesca

A agricultura do estado Rio de Janeiro ganhou um reforço. Em fevereiro deste ano, o governador Cláudio Castro criou a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Agricultura Familiar (SEDIPAF), que terá sob tutela a Emater – RIO (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro) e a FIPERJ (Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro); órgãos estratégicos de contato com agricultores e produtores rurais fluminenses.

A nova pasta será comandada pelo deputado estadual, Jair Bittencourt (PL), que conversou com a Unacoop sobre metas e expectativas desta gestão.

Unacoop: Quais suas perspectivas de apoio à Agricultura Familiar, à pesca e equipes técnicas fluminenses?

Jair Bittencourt: “Bem, nosso projeto com a Secretaria de Desenvolvimento do Interior Pesca e Agricultura Familiar é revitalizar atendimento ao pequeno produtor, ao produtor familiar, à pesca – tanto artesanal, quanto a aqüicultura, a criação de peixes e à ranicultura. Nós temos, sob o comando da secretaria, tanto a EMATER quanto a FIPERJ, que é a Fundação da Pesca do Estado do Rio de Janeiro, duas instituições extraordinárias. A FIPERJ tem um dos melhores quadros técnicos do Estado, pessoas que têm conhecimento do assunto, técnicos, doutores, mestres. A gente também tem equipes técnicas muito boas tanto da EMATER, quanto da FIPERD. Então nós vamos implementar essas políticas de entrosamento, de desenvolvimento desses setores, dando prioridade total ao atendimento ao pequeno produtor, ao pescador e aquicultor, que realmente precisam desse apoio”.

Unacoop: Como a SEDIPAF está sendo organizada?

Jair Bittencourt:

“Por orientação do governador Claudio Castro, nós estamos organizando a secretaria de uma forma que ela traga um desenvolvimento sustentável para todo esse setor produtivo. E a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Interior não é só de pesca e agricultura. Ela vai cuidar também de temas correlatos de importância para o desenvolvimento dessas atividades, como segurança, desenvolvimento da saúde do trabalhador e do produtor, como levar integração de lazer a essas pessoas que produzem tanto no estado e garantem uma alimentação de acordo com que a nossa população necessita”.

Unacoop: Está no radar da secretaria firmar parcerias com organizações de agricultura e pesca no estado?

Jair Bittencourt:

“Quanto às parcerias, este é um dos pilares da secretaria, que vai ter uma característica de ter um corpo próprio do órgão muito enxuto. A intenção é trabalhar no setor público com as duas instituições que estão abaixo no organograma da secretaria, que são a EMATER e a FIPERJ, e o restante serão muitas parcerias com as das associações de produtores, com as cooperativas para que a gente consiga trabalhar, no nosso entendimento, o maior gargalo do setor que é a comercialização. Nós vamos focar muito forte na venda desses produtos dos pequenos produtores e pescadores para a merenda das escolas públicas para fortalecer o que é produzido dentro do estado do Rio de Janeiro; e para que seja consumido aqui, nós temos um mercado de consumidor que se nós soubermos trabalhar ele atende e supre toda a necessidade. Ele absorve na realidade toda a necessidade do produtor rural e do pescador que não precisam vender nada para fora. A gente produz dentro do estado e muito menos do que se necessita para suprir a nossa população, a exemplo do leite, que produzimos em torno de 400 milhões de litros de leite por ano e consome 2 bilhões de litros. Então é 1,6  bilhão de litros vêm de outros estados. Este é um exemplo que acontece com hortifruti e com tantos outros produtos. Então daremos muita ênfase também aos produtos das pequenas indústrias rurais, aos produtos do agroindústria familiar. Esse é o foco junto com as associações e cooperativas do estado”.

Por Larissa Machado

 

Confira mais noticias sobre a UNACOOP