Unacoop celebra Credenciamento de Entidade Fundadora junto à Agência Global de Abastecimento (AGA)

Foto: Alex Melo

A Agência Global de Abastecimento (AGA-Brasil) foi lançada oficialmente, no dia 16 deste mês, durante solenidade em que a União de Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais Usuários do Pavilhão 30 (Unacoop) celebrou o contrato como entidade Credenciada Fundadora da AGA.

Na ocasião, também foram certificados os credenciamentos da Bolsa de Gêneros Alimentícios (BGA) e da Associação dos Comerciantes da CEASA-RJ (Acegri).

A plataforma

Trata-se de uma plataforma física e digital, ou seja, um hub de negócios que visa criar pontes facilitadoras de comércio no âmbito da produção rural de pequenos e médios empresários do ramo do abastecimento, atuando com uma postura ética e garantias reais. Também faz parte do escopo da empresa fortalecer a produção local e promover êxito na cadeia de abastecimento, gerando conexões que integrem mercados regionais e globais.

Foto: AGA

O acordo

O acordo celebrado entre a Unacoop e a AGA é resultado de uma reunião com a coordenação da plataforma; momento em que a gerente geral da Unacoop, Margarete Teixeira, viu nesta proposta uma grande oportunidade de ampliar os mercados e de qualificar sua equipe para os novos modelos de comercialização que têm como base a tecnologia.

“Considero muito importante nos, enquanto agricultura familiar, estarmos envolvidos deste projeto que tem o mercado via plataforma digital como canal para comercializar nossos produtos. É sonho nosso que está sendo realizando, principalmente pela AGA ser uma empresa que age com transparência, integridade, clareza naquilo que faz e valorização das pessoas e da produção familiar, além de atuar dentro da legalidade e respeitando o meio ambiente”, enfatizou Margarete Teixeira.

“Deixo aqui, nosso público agradecimento à AGA pela lembrança da Unacoop para seguirmos juntos nesta nova empreitada. Temos, a princípio, dois anos pela frente para contribuirmos e obtermos sucesso lado a lado”, disse a gerente geral da Unacoop.

Foto: Alex Melo

Presenças

O evento aconteceu no Mercado São Sebastião (Penha) e contou com autoridades como a presidente da Ceasa-RJ, Bianca de Carvalho, com o subsecretário estadual de gastronomia do Rio de Janeiro, Tiago Moura, a superintendente da Associação de Atacadistas e Distribuidores (ADERJ) e ainda com o diretor executivo da AGA-Argentina, Raul Giboudot, e Waldir Lemos presidente da Acegri, entre outros.

AGA

Além do Brasil, a Agência Global de Abastecimento já possui sede na Argentina e México. As próximas representações, já com negociações em andamento, deverão ser no Uruguai, Colômbia, Chile e Paraguai.

Por Larissa Machado

Confira mais noticias sobre a UNACOOP