Unacoop fortalece Agricultura Familiar de Carapebus via PNAE

Reunião com Carapebus
A Pandemia de Covid – 19 alterou a dinâmica de várias atividades em todo o país. A agricultura familiar foi uma delas. No Rio de Janeiro, a União de Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do RJ (Unacoop) está retomando seu ritmo normal, gradativamente.

Na semana passada, a gerente geral da Unacoop, Margarete Teixeira, voltou ao trabalho presencial na sede da entidade após um ano e meio exercendo sua função em home office. “Mesmo tendo tomado as duas doses da vacina contra Covid, estou mantendo, assim como o restante da equipe, todos os protocolos de segurança adotados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como o uso de máscara, de álcool em gel nas mãos e evitando aglomerações”, enfatizou.

Marcando o retorno de suas atividades presenciais, Margarete Teixeira recebeu, na sede da Unacoop, o secretário de agricultura de Carapebus, Willison da Silva Mussi, acompanhado de técnicos desta pasta, além do presidente da Associação de Produtores Rurais do Assentamento João Batista Soares, Carlos Esteves. Na ocasião, esta associação regularizou sua situação no quadro de associados e também trataram sobre a venda de produtos da agricultura familiar daquele município para o PNAE – Rio, PAA Institucional e PAA da CONAB-Rio.

O Assentamento João Batista Soares possui 65 famílias. Lá, existe a produção de aipim, abóbora, batata doce, laranja, limão, banana, feijão de corda, farinha para tapioca e a criação de tilápia. “Estamos muito felizes em reafirmarmos nossa parceria com a Unacoop, que é uma entidade séria e que, realmente, se preocupa com o desenvolvimento da agricultura familiar em todo o estado. Meu agradecimento especial à Margarete que tenta, de todas as maneiras, nos ajudar tanto na parte burocrática, que nos causa certos empecilhos, como na prática mesmo, ajudando a escoar nossa produção por meio de programas como o PNAE e o PAA”, ressaltou Carlos Esteves, estendendo o agradecimento à prefeitura de Carapebus por viabilizar o transporte para entrega desta produção.

A gerente geral da Unacoop também falou sobre expectativas para o próximo ano. “Nossa entidade e a Comissão da Produção Orgânica (CPOrg-RJ), em parceria com a Conab-Rio, estamos realizando um estudo de viabilidade sobre o uso de espaços na Cobal de Humaitá e na do Leblon para comercializar produtos da agricultura familiar, agroecológicos e orgânicos de nossos associados. Uma das vantagens, caso isso se concretize, será a facilidade de logística para entregar nossas mercadorias às escolas públicas da zona sul da capital, via PNAE. Estarmos perto destes pontos de entrega irá garantir o cumprimento de prazos e ainda a qualidade dos alimentos”, antecipou.

Outra conquista da entidade, neste ano, foi a implementação do cadastro de 57 DAPs jurídicas na Ceasa-RJ. “Antes disso, muitos caminhões de organizações tinham dificuldade de acesso à Ceasa com a carga de seus associados, porque era solicitado o cadastro individual, o que estava enfraquecendo nossas associações e cooperativas que estavam ali para comercializar a carga de várias famílias associadas. Porém, isso já foi resolvido e continuamos tendo a Ceasa como uma excelente parceira, nesta e em outras ações”, finalizou Margarete Teixeira.

Por Larissa Machado

Confira mais noticias sobre a UNACOOP