RJ: 54 anos do Incra é marcado por Ato em defesa da valorização de seus servidores

O Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária comemorou, na última quarta-feira (09), 54 anos de criação. No Rio de Janeiro, a data foi celebrada com um Ato em defesa da valorização dos servidores desse Instituto no âmbito da reestruturação da carreira, da reforma agrária, da regularização dos territórios de comunidades tradicionais e da agricultura familiar.

A União de Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais Usuários do Pavilhão 30 (Unacoop) participou do Ato representando a agricultura familiar fluminense e relembrou o início da parceria com a autarquia. “Em 2020, a Fetag, que tinha produtores associados à Unacoop nos convocou para apoiar o Incra na parte de alimentação durante suas caminhadas e outras atividades; e assim começou nossa jornada juntos. Fomos conquistando espaço e o Incra foi o primeiro Órgão público federal a nos dar oportunidade de fazer um trabalho conjunto, quando foi firmado o primeiro contrato conosco”.

“Vale ressaltar a importância de sua equipe no fortalecimento dos assentamentos da agricultura familiar, inclusive na parte burocrática auxiliando na emissão de nota fiscal”, disse Margarete Teixeira.

Além da Unacoop, o momento também foi prestigiado por representantes do Incra/RJ, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA/RJ), da Conab/RJ, União de Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Usuários do Pavilhão 30 (Unacoop), além dos movimentos sociais MST, Acquilerj, Quilombo Santa Justina, Comunidade Vila Alpina e Cooperativa CEDRO. O mandato da deputada federal Marina do MST e a Comissão de Segurança Alimentar da ALERJ também estavam representadas.

A atividade foi realizada pela Associação dos Servidores do Incra RJ – Assincra/RJ em parceria com a Superintendência Regional do Incra/RJ.

Por Larissa Machado

 

Confira mais noticias sobre a UNACOOP