Nova diretoria da Arqimar buscará políticas públicas e melhor serviço da ENEL

A Associação da Comunidade dos Remanescentes de Quilombo da Ilha da Marambaia (ARQIMAR) teve sua diretoria renovada no último domingo (01) por meio de eleição direta e contou com a presença massiva dos moradores da ilha e também de visitantes.

A gerente geral da Unacoop, Margarete Teixeira, esteve presenciou a eleição. “Desde 2007 faço questão de acompanhar as eleições da Arqimar. Para mim, é muito importante participar deste processo, porque é uma comunidade que eu abracei, tanto no âmbito pessoal, quanto profissional, por meio da Unacoop. Temos uma relação muito próxima. Eles também sempre participam das nossas Assembleias. Nosso desejo é que um dia tenhamos um representante da Marambaia na nossa direção”.

Margarete falou ainda sobre a união e organização dos moradores da Ilha da Marambaia. “Quem tá de perto vê o quanto eles são unidos nos seus propósitos e também possuem assessoria jurídica e cultural, o que demonstra sua força. A Unacoop se coloca, mais uma vez, à disposição do quilombo para auxiliar em questões burocráticas e também no apoio a políticas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Foi ainda uma oportunidade de estreitarmos o contato com a Marinha, responsável pelo acesso àquela ilha. Saímos de lá com a alma lavada e as forças renovadas para continuar enfrentando os desafios do dia-a-dia”.

“Os conheci quando a Unacoop fez a articulação no território da Baía da Ilha Grande, em 2007. No último domingo conversei com nova diretoria da Arqimar, visando o fortalecendo e continuidade da existência do colegiado BIG”, acrescentou a gerente geral da Unacoop.

Para o novo presidente eleito da Arqimar, Fábio Noé, é fundamental manter viva a origem de seu povo, sua descendência. “Devemos avançar, crescer, buscar conhecimento. Podemos entrar no mundo tecnológico, mas sem jamais tirar os pés do chão. É importante ter a consciência de quem somos para saber onde devemos ir.”

Em seu momento de fala, Fábio disse ainda que a luta continua e que é preciso lutar ainda mais por melhorias no suporte aos pescadores, na geração de renda e que o quilombo precisa ter o direito de estudar, se formar doutor e ter condições de sustentar sua família sem ter que abandonar a comunidade.

“Vamos buscar todas as políticas públicas que ainda não chegaram aqui, cobrar da Enel solução para a constante falta de energia, dentre várias outras questões já conhecidas pela comunidade, e que todos nós, juntos, continuaremos lutando, certos de que só assim iremos alcançar novas conquistas. Também reforçaremos contato com parceiros, a exemplo da Unacoop”, enfatizou o atual presidente da Arqimar.

O Quilombo do Alto da Serra também prestigiou a eleição da Associação da Comunidade dos Remanescentes de Quilombo da Ilha da Marambaia, enquanto representante da Associação das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro (Acquilerj).

Nova diretoria Arqimar:

FÁBIO – Presidente

DENILSON – Vice-presidente

RITA – 1ª Secretária

RAIANE – 2ª Secretária

JOECI – 1º Tesoureiro

LUCILENE – 2ª Tesoureira

RENATO – 1º Diretor Social

IVO – 2º Diretor Social

ROBSON – Diretor de Pesca

VÂNIA – 1º Diretor Cultural

BARBARA – 2º Diretor Cultural

NATAN – 1º Diretor de Projetos

MARIA JULIA – 2º Diretor de Projetos

ANGÉLICA – Presidente Conselho Fiscal

GLÓRIA – Vice-presidente do Conselho Fiscal

SALETE – Secretária do Conselho Fiscal

SÔNIA – Membro do Conselho Fiscal

CONCEIÇÃO OLIVEIRA – Membro do Conselho Fiscal

RICARDO – Membro do Conselho Fiscal

MARIANA – Membro do Conselho Fiscal

Por Larissa Machado

 

Confira mais noticias sobre a UNACOOP