21ª Assembleia Geral do CONSEA-Rio demandou sobre Cozinhas Solidárias

No último dia 11, aconteceu a 21ª Assembleia Geral Ordinária com a participação dos (as) conselheiros(as) do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da cidade do Rio de Janeiro (CONSEA-Rio) e o público para analisar as políticas de SAN e controle social das mesmas.

Após análise da UNIRIO de demandas levantadas na Conferência, foi produzido um diagnóstico, um resumo de todas as solicitações. Durante a Plenária deste mês, as propostas foram analisadas e eleitas as prioridades para dar início aos encaminhamentos, trabalhos e ações de monitoramento do CONSEA-Rio.

O CONSEA-Rio

O CONSEA-Rio possui três Câmaras Técnicas que discutem itens demandados nas Plenárias anteriores ou assuntos relevantes que ainda serão apresentados na mesma.

Câmara 1

Esta Câmara realiza o acompanhamento das políticas públicas de comercialização da agricultura familiar, do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e demais políticas de segurança alimentar e nutricional. Também cuidam de assuntos que venham fortalecer a fiscalização, principalmente das ações direcionadas à garantia da segurança alimentar em populações com vulnerabilidade alimentar e social.

De acordo com Margarete Teixeira, gerente geral da Unacoop e membro do CONSEA-Rio, na ocasião, foi priorizada a informação sobre o projeto Cozinhas Solidárias. “Informamos que a plenária passada aprovou a criação de um grupo de trabalho das cozinhas solidárias e foi aprovado que esse grupo ficará responsável por estas discussões”.

Esta Câmara também falou sobre o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, que vai realizar sua Conferência Municipal onde todos os pescadores, agricultores familiares, dentre outros, poderão colocar suas demandas.

Câmara 2

Durante a Assembleia, a Câmara Técnica 2 apresentou o trabalho que está fazendo de pesquisa, de diagnóstico, sobretudo sobre os restaurantes populares e as iniciativas governamentais para segurança alimentar. As outras Câmaras irão sinalizar sobre o que deve acrescentado neste diagnóstico. Também ficou aprovado proposta para criação de grupo de trabalho para tratar sobre Cozinhas Solidárias.

Câmara 3

Já a Câmara Técnica 3, que cuida da parte de documentação, de movimentação com as secretarias para a legalização do CONSEA-Rio, o que ainda não ocorreu.

Alimenta Cidades

A pauta principal desta Plenária foi a apresentação do programa Alimenta Cidades do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e que visa fortalecer o combate à fome. A estratégia foi explicada por Cláudia Bocca, do MDS. Ela adiantou que no dia 18 deste mês haverá um encontro onde serão dadas mais informações sobre a ação.

Conferência das Cidades

Na plenária, também foi informado a Conferência das Cidades, em que cada município pode eleger até dez delegados para participar do evento neste ano.

Visitas às Cozinhas Solidárias e Restaurantes Populares

Também foi demandado, durante a 21ª Assembleia Ordinária do CONSEA-Rio, a necessidade de solicitar à Comissão de Segurança Alimentar, liderada pela deputada Marina do MST, uma apresentação para este Conselho sobre as visitas nas cozinhas e nos restaurantes populares do município, um trabalho em andamento daquela Comissão.

Por Larissa Machado

Confira mais noticias sobre a UNACOOP