Parceria entre UNACOOP e UNIRIO gera benefícios para agricultura familiar

Em julho, deste ano, gerente geral da UNACOOP, Margarete Teixeira, fez visita ao Laboratório de Controle Microbiológico de Alimentos – LACOMEN da Escola de Nutrição da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Durante a visita, houve uma conversa entre UNACOOP e UNIRIO visando firmarem parceria para que a agricultura familiar fluminense possa fazer análise de seus produtos, gratuitamente. Isso, em atendimento à Instrução Normativa Nº 77, de 26 de novembro de 2018 do MAPA, que trata dos critérios e procedimentos para a produção do leite cru e com a coleta de amostras de leite para as análises de temperatura, teste do álcool/alizarol, acidez titulável, teor de gordura, teor de sólidos totais e teor de sólidos não gordurosos, pesquisas de neutralizantes de acidez e pesquisas de substâncias conservadoras.

No momento, também foi tratado sobre uma parceira para a análise de fertilidade solo com a avaliação da disponibilidade de nutrientes em solo. Ficou acordado que inicialmente será realizado um trabalho piloto com agricultores familiares dos municípios de Mangaratiba e Rio Claro.

A visita contou ainda com a presença do técnico Marconi Bezerra, do Chefe de Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) e também do professor Victor Marin, do LACOMEN da UNIRIO.

Por Larissa Machado

[vgallery ids=”4507,4508,4509,4510″]

Confira mais noticias sobre a UNACOOP