Assembleia Geral da Unacoop em Nova Friburgo movimentou a região Serrana

A União de Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais Usuários do Pavilhão 30 (Unacoop) realizou no último dia 24 sua tradicional Assembleia Geral de Prestação de Contas. Neste ano, o evento aconteceu na Comunidade Rural Janela das Andorinhas, em Nova Friburgo, e contou com, aproximadamente, 300 participantes, entre associados e convidados, de 28 municípios do estado do Rio de Janeiro.

“Foi muito emocionante por vários aspectos. O primeiro foi que a Comunidade Janela das Andorinhas, uma das fundadoras da Unacoop, foi quem organizou tudo; desde o cardápio das nossas refeições até a decoração do ambiente onde foi realizada a assembleia. Outro ponto foi a ida de agricultores de São Francisco de Itabapoana que fretaram um ônibus por conta própria para falar com a Unacoop sobre comercialização e retorno ao Pavilhão 30. Foi um momento de fazer nossa prestação de contas do ano de 2023 e de ouvir as demandas dos agricultores”, contou a gerente geral da Unacoop, Margarete Teixeira.

Feira da Agricultura Familiar

A Agricultura Familiar da região Serrana foi destaque na assembleia com a realização de uma feira onde puderam expor e comercializar seus produtos. “A Unacoop teve a felicidade de poder apoiar esta feira com o empréstimo das barracas que, ao final do evento, foram doadas para a Comunidade Janela das Andorinhas. A iniciativa dos produtores serviu de vitrine e garantiu uma boa comercialização dos seus produtos”, enfatizou Margarete Teixeira.

Homenagens

“Quando pensei que o evento havia acabado, houve um momento de homenagens organizado pela Janela das Andorinhas onde a comunidade ofertou uma cesta de produtos regionais ao presidente da Unacoop, Jocimar de Oliveira Pacheco, e ao sup. regional da Conab-RJ, Paulo Santos. Já as mulheres que forneceram ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA da Conab) nesta safra, me homenagearam com um buquê de flores também daquela região e uma placa que muito me sensibilizou com os dizeres ‘Há pessoas que são especiais e há aquelas que são essenciais. Gratidão por tudo e por tanto’”, enfatizou a gerente geral da Unacoop.

Neste momento de homenagens, o cerimonial ficou a cargo de Ocimar Teixeira, técnico da Emater de Nova Friburgo e filho de agricultores daquela comunidade.

Visitas

Durante a Assembleia, os convidados representantes do Consea-Rio e Consea-RJ, guiados pela equipe da Unacoop e produtores locais, visitaram produções de pitaia, morango e de caqui, esta última sendo a fruta da época. Também foi uma oportunidade de visitar a packing house da família Fonseca com a demonstração do processo de classificação do caqui.

Autoridades

O evento foi prestigiado pelos agricultores da região e também por autoridades da política e do setor público como o superintendente regional da Conab-RJ, Paulo Santos, o chefe de divisão do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Roberto Hoffmann – na ocasião, representando o sup. regional da SAF/MDA-RJ, Victor Tinoco, além da deputada estadual Marina do MST, o sec. de agricultura de Nova Friburgo, Adelson Raposo, e ainda o sec. municipal de Mangaratiba, Sérgio Gustavo.

Também compareceram, o presidente do Sindicato Patronal, Pércio Pontes, Leomir Correia, atual presidente do Sindicato da Agricultura Familiar de Nova Friburgo (SINDAF), representantes do Consea-Rio e do Consea-RJ e do Programa de Nutrição Sem Fronteiras (Nova Friburgo), além de membros da Fiocruz e da Rede CAL-Rio.

A agricultura urbana, no âmbito da Com. Barros Filho, esteve representada por Otávio Ferreira de Sousa, sua esposa Maria Domingues, e família. A diretoria da ARQIMAR (Associação de Remanescentes Quilombolas da Ilha da Marambaia) também esteve presente representada por Vânia Santos.

O evento contou com o apoio e a presença de técnicos da EMATER dos municípios de Carmo, Magé, Nova Friburgo e Rio de Janeiro.

Organizações da Agricultura Familiar

Ao todo, a Assembleia recebeu representantes de 25 organizações da agricultura familiar associadas, incluindo a APFAM (Barra Mansa), recém-associada da Unacoop.

Por Larissa Machado
Fotos: Anaíza Teixeira e Tatiana Ribeiro

Confira mais noticias sobre a UNACOOP