Durante evento da Embrapa, Unacoop propôs parceria direta entre entidades e governo federal

A Embrapa Solos comemorou seus 49 anos com o evento “Parcerias institucionais: pontes estratégicas entre a pesquisa em solo e água e o setor produtivo” realizado na última quarta-feira (29).

O chefe-geral da Embrapa Solos, Daniel Vidal Pérez, deu início ao encontro com uma palestra onde fez um resgaste histórico de quase cinco décadas de trajetória desta entidade, incluindo a colaboração deste centro de pesquisa com a sociedade no âmbito de soluções para a agricultura.

Painel

A segunda parte do evento contou com um painel de especialistas sob a moderação da pesquisadora Ana Paula Turetta, chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Solos.

Nesta etapa, Victor Tinoco, coordenador estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) no Rio de Janeiro falou sobre “Políticas públicas para promover inovação e sustentabilidade na produção agrícola”, enquanto Patrícia Giannini, gerente técnica estadual da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater-RJ), abordou o tema “Principais gargalos técnicos para a inovação e sustentabilidade no uso da terra e solo na agricultura”.

Já a gerente geral da União de Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais Usuários do Pavilhão 30 (Unacoop), Margarete Teixeira, fez uma apresentação sobre “Desafios das Cooperativas Fluminenses para a Sustentabilidade do manejo do solo e da água na agricultura”.

Unacoop

Em sua fala, Margarete Teixeira apresentou ações desenvolvidas pela Unacoop como a prestação de assessoria técnica, gerencial, jurídica e contábil para a comercialização de sua produção; mobilização, organização e capacitação de agricultores familiares, assentados e trabalhadores rurais; criação de novos canais de comercialização; representação da agricultura familiar em conselhos, câmaras e núcleos técnicos municipais, estaduais e federais de interesse dos agricultores, dentre outros.

A gerente geral da Unacoop também apontou algumas soluções para o homem do campo que podem ser construídas a partir de parcerias e articulações entre as diversas instituições e entes públicos envolvidos com o setor, como fortalecimento da extensão rural, difusão do uso de biofertilizantes, rotação de culturas, plantio direto, plantio em curva de nível e cisternas, maior acesso a tecnologias e inovação e melhoria do sinal de internet.

“Foi uma honra pra Unacoop sermos convidados para participar das comemorações de 49 anos da Embrapa, principalmente pela oportunidade que nos foi dada de expor gargalos que dificultam o desenvolvimento da agricultura familiar no nosso estado. Dentre nossas propostas, está a solicitação para que entidades, a exemplo da nossa, que está com a documentação toda em dia, possa firmar parcerias diretas com entidades federais sem passar pelo crivo do governo do estado ou da prefeitura”, enfatizou Margarete Teixeira.

Ela ainda relembrou que, quando foi presidente da Associação de Produtores Rurais de Paracambi, teve o apoio da Embrapa Agroindústria de Alimentos na produção de banana-passa orientada pela professora Renata Torres.

Ao final do debate com os especialistas, houve um momento com ampla participação da plateia.

Por Larissa Machado

Confira mais noticias sobre a UNACOOP