Unacoop deu largada na distribuição de alimentos pelo PAA da Conab-RJ

Entrega de alimentos na Ação da Cidadania

A União de Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais Usuárias do Pavilhão 30 (Unacoop) iniciou a entrega de produtos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Conab. Este ano, a entidade teve 100% da sua proposta atendida nesta modalidade de Política Pública e se destacou por ter 64 % de mulheres e 79% jovens como fornecedores.

Nesta semana, 43 agricultores familiares associados à Unacoop das Regiões Norte, Noroeste, Serrana, Centro-sul e Metropolitana do estado do Rio de Janeiro estão realizando a entrega da primeira etapa desses produtos. São 20 toneladas de alimentos que chegarão à mesa de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social e alimentar, por meio da Ação da Cidadania, do Programa Mesa Brasil do Sesc/RJ e do Banco de Alimentos da Ceasa/RJ.

A gerente geral da Unacoop, Margarete Teixeira, afirmou que o PAA da Conab veio com força total neste ano. “Articulei com o superintendente da Conab-RJ, Paulo Roberto Batista dos Santos, para que liberasse a primeira entrega de mercadorias ainda este ano como forma de fortalecer a renda do agricultor e ainda de beneficiar, diretamente, quem mais precisa receber estes alimentos. Fomos, prontamente, atendidos, e já estamos a todo vapor com as entregas”.

Margarete também enfatizou a importância de aproveitar a safra de produtos como a banana, manga, abacaxi, quiabo e outras variedades. “O tempo de contemplar os agricultores é agora, porque até março do próximo ano eles ficarão sem produção. A Unacoop tem muita alegria em realizar esta ação durante todo o ano, mas neste período de final de ano, perto do Natal, tem um significado muito especial para nós. Só tenho a agradecer a Deus, à Conab e à equipe da Unacoop”.

Cozinha Solidária

Se de um lado o PAA tem como objetivo ampliar o acesso à alimentação saudável e incentivar a produção local, promovendo o desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais, do outro, o Programa Nacional de Cozinhas Solidárias funciona como uma ferramenta para que esses alimentos cheguem a quem mais precisa. Pela iniciativa, um mínimo de 30% de recursos utilizados na aquisição de alimentos será de pequenos agricultores. “O governo está trabalhando em todas as frentes no combate à fome”, finalizou Margarete.

Por Larissa Machado

 

Confira mais noticias sobre a UNACOOP